Presidente em exercício do TJPB e Corregedor-geral de Justiça participam do 100º Encontro Nacional de Presidentes de TJs
O presidente em exercício do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, e o corregedor-geral de Justiça, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, estão participando do 100º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil.
O encontro, que teve início nessa quinta-feira, termina neste sábado, na cidade de Salvador (BA). A presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, participou da abertura dos trabalhos (foto).
Nesta sexta-feira (26), o ministro Marco Aurélio de Melo fala sobre “Judiciário: Um Poder Independente?, já os conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Saulo José Casali Bahia e Rubens Curado Silveira, respectivamente, vão ministrar palestras sobre ‘Celeridade Processual e a Administração Judiciária’ e ‘A Política de Atenção ao 1º Grau de Jurisdição’.
O encontro será encerrado no sábado com uma exposição do IDP – Capacitação e Aperfeiçoamento de Magistrados e Servidores, além da divulgação da Carta de Salvador. O documento é uma produção conjunta, onde são relacionados as deliberações dos membros do Colegiado.
Durante todo o evento, os magistrados debatem assuntos específicos, com o objetivo de alinhar o entendimento de todos os tribunais e propor soluções comuns sobre assuntos específicos das Justiças estaduais.
A abertura do Encontro aconteceu sala do Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), pelo presidente do Colégio de Tribunais do Brasil, desembargador Milton Nobre, e pelo presidente do Poder Judiciário baiano, desembargador Eserval Rocha.
O Colégio Permanente de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, fundado em 1992, busca a defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais do Poder Judiciário, especialmente do Poder Judiciário Estadual e a integração dos tribunais de justiça em todo o território nacional.



