Conteúdo Principal
Publicado em: 22/11/2013 - 16h08 Atualizado em: 22/11/2013 - 16h08

Presidente em exercício do TJPB vota na eleição da Associação dos Magistrados do Brasil

O presidente em exercício do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, votou na manhã desta sexta-feira (22) na eleição que vai escolher o novo presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB). O presidente Romero Marcelo votou na sede da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), na avenida João Machado, centro de João Pessoa.

Duas chapas que estão participando do processo eleitoral, uma encabeçada pelo magistrado João Ricardo Costa e, a outra, pelo doutor Roberto Barcelar. Na Paraíba, estão aptos a votar 314 magistrados filiados à AMB, considerando ativos e inativos.

Ao falar sobre o processo eleitoral, que ocorre em todo o país, o presidente Romero Marcelo disse que a eleição é muito importante para a magistratura brasileira e, também, para a sociedade brasileira. Ele explicou que existem várias associações de magistrados: da Justiça Federal, do Trabalho, da Justiça Estadual. Entretanto, o desembargador ressaltou que a Associação dos Magistrados Brasileiros é o órgão máximo de congregação dos magistrados de todo o País.

“Essa associação busca defender os interesses da magistratura. Não é um órgão do Poder Judiciário, ela é uma associação civil dos interesses dos magistrados. Entretanto, se envolve em questões de âmbito nacional, questões políticas do próprio judiciário e interesses da nacionalidade do próprio Estado Brasileiro”, acrescentou.

Romero Marcelo também teceu comentários sobre as duas chapas que concorrem à presidência da AMB. “Duas grandes chapas, dois juízes, ambos grandes juízes de Direito; o doutor Roberto Barcelar e o doutor João Ricardo. Ambos têm um perfil de destaque que associa grande parte da magistratura brasileira. Nós precisamos dessa representação no Congresso nacional, junto ao Conselho Nacional de Justiça, em relação aos Tribunais Superiores. Portanto, é muito importante um homem com um perfil de destaque, sobriedade, com uma carreira, como ambos têm, de magistrados dedicados não só à magistratura, mas também ao trabalho associativo, nos represente nesse importante momento na nacionalidade brasileira e, principalmente, no Judiciário brasileiro”, destacou.

Posição da AMPB

O processo eleitoral também foi comentado pelo presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), o juiz Horácio Ferreira de Melo Júnior. “A expectativa é positiva, até porque nós temos em torno de 150 juízes que ainda necessitam exercer o seu voto. E esses 150 só podem votar aqui na Associação porque já teve a oportunidade de votar pela internet. Alguns podem mandar as sobrecartas até amanhã, às 17h.”, lembrou.

O presidente Horácio Ferreira adiantou que a eleição está ocorrendo dentro do clima de normalidade previsto. “O pleito está transcorrendo com absoluta tranquilidade. E eu espero que, ao final, vença o que melhor a magistratura espera para um futuro mais promissor.”, concluiu.

Por Olga Oliveira – estagiária

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711