Presidente Marcos Cavalcanti entrega obras de acessibilidade no Fórum de Patos
Buscando garantir o direito à acessibilidade em todas as suas áreas do Fórum 'Miguel Sátyro', na comarca de Patos, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, entregou a rampa de acesso ao 1º andar do prédio, o elevador e o piso tátil interno e externo. As obras, entregues na tarde desta quinta-feira (26), tiveram início no primeiro semestre de 2016.
A solenidade de entrega contou com a presença da diretora em exercício do Fórum de Patos, juíza Vanessa Moura Pereira de Cavalcante, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Patos, Paulo Medeiros, além da juíza Anna Maria do Socorro Hilário Lacerda, advogados e servidores da Justiça.
No 1º andar do Fórum 'Miguel Sátyro' estão acomodados o Tribunal do Júri, bem como a 1ª e a 2ª varas Mistas e o 1º Juizado Especial Misto, no entanto, os portadores de necessidades especiais e pessoas com mobilidade reduzida enfrentavam dificuldades para ter acesso aos espaços, pois o prédio antigo existia apenas escadas e não garantia o direito a acessibilidade.
A juíza Vanessa Moura disse que ''é com muita alegria que a comunidade jurídica e a população recebe essa obra de acessibilidade''. Ela, na ocasião, também parabenizou o presidente Marcos Cavalcanti pela entrega do serviço reivindicada há anos pela sociedade.
O presidente Marcos Cavalcanti ressaltou, em seu pronunciamento, que a população de Patos tinha uma solicitação antiga e justa. “Aqui em Patos com muita satisfação essa acessibilidade, que vai atender todas pessoas com dificuldades, com necessidades especiais e também as pessoas idosas que não podem subir escada, além do piso tátil para os portadores de deficiência visual”, acrescentou.
Além de Patos, a comarca abrange os municípios de Cacimba de Areia, Santa Terezinha, Areia de Baraúnas, Quixaba, São José de Espinharas, Passagem e São José do Bonfim.
Acessibilidade consiste na possibilidade de acesso a um lugar ou conjunto de lugares. Significa não apenas permitir que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produto, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população, visando sua adaptação e locomoção, eliminando as barreiras, consiste também em ter acesso a todo e qualquer material produzido, em áudio ou vídeo, para tanto adaptando todos os meios que a tecnologia permite.
Por Marcus Vinícius
























