Conteúdo Principal
Publicado em: 26/05/2015 - 19h50 Atualizado em: 26/05/2015 - 19h57 Tags: livro

Presidente Marcos Cavalcanti participa de lançamento de livro no Fórum Cível da Capital

A obra é de autoria de João Ramalho, servidor do Poder Judiciário estadual

Pres. Cavalcanti com o autor do livro e os juízes Jário e Agamenilde

Tarde de autógrafo no Fórum Cível da Capital, com o lançamento, nesta terça-feira (26), do livro intitulado “Direitos Humanos e Democracia – Contribuições Epistêmicas Habermasianas”, de autoria de João Ramalho, servidor do Poder Judiciário estadual.

O evento ocorreu no auditória do Fórum e contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador e acadêmico Marcos Cavalcanti de Albuquerque, do diretor da unidade judiciária, juiz Inácio Jário, de magistrados e servidores.

A obra, com 154 páginas, foi publicada pela Editora Ideia e nasceu de um trabalho de pesquisa que culminou com a tese de doutorado do autor, defendida na Universidade Social Museu Argentina (UMSA).

De acordo com o prefácio, assinado pela doutora em Filosofia Romântica, Marinalva Freire da Silva, o livro está dividido em quatro capítulos: 1) Construção Histórica dos Direitos Humanos, divididos em cinco tópicos; 2) Pontos Fontais do Pensamento Habermasiano, também com cinco tópicos; 3) Democracia, Estado de Direito e Cidadania, com mais cinco tópicos; e 4) Direitos Humanos e Democracia, subdividido em duas partes.

“O objetivo central desta obra é explicar a relação entre direitos humanos e democracia pela mediação da teoria comunicativa de Habermas, no Estado de Direito”, explicou Ramalho, que também é presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário da Paraíba (Sinjep).

Ainda segundo o autor, “o conceito de ação comunicativa sob a transcendência da filosofia da consciência vai até a perspectiva da própria interação social”. João Ramalho é também professor universitário, com especialização em Processo Civil pela Universidade de Santa Catarina.

Por Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611