Conteúdo Principal
Publicado em: 19/07/2013 - 18h04

Primeira etapa do inventário de materiais permanentes do TJPB já conferiu cerca e 7 mil bens em unidades da Capital

Cerca de 30 mil bens permanentes em uso nas quatro unidades administrativas do Poder Judiciário, em João Pessoa, estão sendo inventariados, para uma melhor gestão patrimonial. O inventário foi iniciado no dia 2 de julho, no Anexo-Administrativo “Desembargador Arquimedes Souto Maior” , depois na sede do Palácio da Justiça e, em seguida, nos Fóruns Criminal e Cível da Capital. Até o momento, já foram conferidos aproximadamente 7 mil itens.

O trabalho de levantamento vem sendo gerenciado pela Diretoria Administrativa do Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Gerência de Material e Patrimônio, e deverá ser concluído até o final de agosto do corrente ano.

O inventário vai se estender, também, à Corregedoria Geral de Justiça, à Escola Superior da Magistratura (ESMA), ao Arquivo Geral, à Vara da Infância e da Juventude da Capital, além dos Fóruns Distrital de Mangabeira e das comarcas de Bayeux, Santa Rita e Cabedelo.

A gerente de material e Patrimônio, Virgínia Morais, informou que o trabalho visa o registro, a organização e o controle de todos os bens permanentes (mobiliários, equipamentos de informática, eletroeletrônicos, etc.).

Para executar a tarefa, foi formada uma equipe composta por oito servidores. Para identificar o bem, a equipe está utilizando quatro coletores com leitores de código de barra adquiridos pelo TJPB, os quais registram e gravam a informação do bem inventariado e importa os dados do mesmo para o Sistema ASI – que é o sistema de gestão patrimonial do Poder Judiciário da Paraíba. Após a importação dos dados, é procedido a atualização no sistema e, posteriormente, feita a emissão do Termo de Responsabilidade para cada Unidade Administrativa do Tribunal.

“Com o inventário, utilizando coletores, trouxe bastante celeridade no levantamento dos bens patrimoniais do Tribunal de Justiça da Paraíba e, com isso, obteremos um maior controle e gerenciamento dos bens”, ressaltou a gerente.

Ela explicou que a partir da conclusão do inventário, os chefes das Unidades terão um controle maior sobre os bens alocados em seus respectivos setores, quando passarão a assinar um Termo de Responsabilidade pelo bem. “Com isso ganha os setores do Tribunal em termos de organização, controle e economia”, assegurou.

O técnico operacional da empresa Link Data, Erivaldo Diniz, responsável pela assessoria na utilização dos coletores e dos módulos de inventário do sistema, informou que o trabalho de formação de dados é bastante seguro, além de facilidade de controle do patrimônio, uma vez que nada é digitado e a própria conferência do sistema é feita através da “pistolagem” com a importação dos dados para o computador.

Ele adiantou que já foi concluído o trabalho no Anexo Administrativo e que está avançada a etapa que está sendo realizada no Palácio da Justiça.

Gecom - TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711