Primeira oficina de enfrentamento ao crack e outras drogas será realizada na Esma
A Escola Superior da Magistratura (Esma) será palco da primeira Oficina de Sensibilização para o Trabalho Intersetorial na atenção a questão da Droga. O trabalho tem como principal objetivo formar juizes, promotores e defensores públicos no tocante ao debate e enfrentamento ao crack e outras drogas. O evento será no próximo dia 16 e nasceu de uma parceria entre a Esma, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Defensoria Pública, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) e a Caop.
Segundo a assessora da Diretoria da Esma, Andrea Coutinho Marcelino Leone, o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) tem realizado diferentes cursos nas modalidades presenciais e à distância, visando atingir um público abrangente, como forma de garantir a eficácia e efetividade das ações nas áreas de prevenção do uso, tratamento, reinserção social, redução de danos e repressão ao tráfico de drogas.
Em 2010 a Senad lançou o edital nº 002/2010/GSIPR/SENAD, dirigido as instituições de ensino superior, para criação de uma rede de Centros Regionais de Referência, para formação de profissionais que atuam nas redes de saúde e assistência social com usuários de crack e outras drogas. Na Paraíba, o IFPB e a UFPB participaram desta Chamada Pública de 2010 e implantou em João Pessoa o Centro Regional de Referência para Formação Permanente de Profissionais da Rede de Atenção aos Usuários de Crack e outras Drogas (CRR-IFPB).
O Centro formou, no período de 2010/2011, 350 profissionais da rede SUS e SUAS de todo o Estado, em parceria com secretarias de governo estadual e municipais. Este ano a Senad firmou um Termo de Cooperação Técnica com o IFPB para ampliação e manutenção do CRR-IFPB.
Para os especialistas, essa medida favorecerá a estruturação, a integração, a articulação de iniciativas voltadas à prevenção do uso, tratamento e reinserção social através da realização de cursos de formação dirigido à rede de atenção aos usuários de crack e outras drogas. A iniciativa possibilitará o fortalecimento das políticas públicas sobre drogas no estado da Paraíba, contemplando a integração da comunidade, instituições e poder público nas turmas em formação no CRR-IFPB.
Para o biênio 2013/2014 está prevista a inclusão, entre os profissionais, dos operadores do direito e atores da Segurança Pública e do Sistema de Justiça (Ministério Público, Magistratura e Defensoria Pública).
Programação
Dia 16/08
08h – Credenciamento e Abertura Oficial
08h30 – - Palestra: A interface entre Políticas sobre Drogas/Trabalho/Penas e Medidas Alternativas
Palestrante: O Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD)/Ministério da Justiça - Defensor Público de São Paulo, Dr. Vitore André Zílio Maximiano.
9h30 - Oficina: A sensibilização para o trabalho intersetorial. Técnica utilizada: Psicodrama
Responsáveis são psicodramatistas, Maria Inês Gandolfo (Dra. do Instituto de Psicologia/Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Brasília) e a Profª Maria Aparecida Penso (Professora Dra do Programa de Psicologia da Universidade Católica de Brasília)
10h45 – Intervalo
11h – Uma vivência pessoal - A relação Justiça/Comunidade - busca para superação da solidão do(a) Juiz(a) – Responsável: Juíza Maria Aparecida Sarmento Gadelha–Coordenadora de Extensão
12h – Intervalo Almoço
14h – Reinserção Social – Uma Vivência Relacional – Lua Nova – Sorocaba/SP
Responsável: Raquel Barros
15h15 – Intervalo
15h30– Palestra: A interface entre Políticas sobre Drogas/Saúde/Sinase
Palestrante: Dr. Murillo José Digiácomo - Promotor de Justiça titular da 1º Vara Cível da Comarca de Curitiba Paraná.
Gecom – Fernando Patriota



