Conteúdo Principal
Publicado em: 18/06/2013 - 20h36 Atualizado em: 18/06/2013 - 21h48

Primeiro dia do “Mutirão Dpvat” movimenta mais de R$1.5 milhão em acordos

Centenas de pessoas compareceram ao Sindicato dos Bancários da Paraíba no  primeiro dia do “Mutirão Dpvat”, ocorrido nesta segunda-feira (17), para tentar acordo em processos envolvendo o seguro, segundo balanço divulgado pelo Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça da Paraíba. A iniciativa movimentou um total de  R$ 1.580.584,79 em acordos, valor que corresponde a 88,70%  do índice previsto no  cronograma do Núcleo de Conciliação.

O evento segue até a próxima sexta-feira (21). A expectativa é que o índice de acordos firmados supere o último mutirão Dpvat, realizado ano passado.

O objetivo do Mutirão Dpvat é agilizar o pagamento do seguro obrigatório a vítimas de acidentes com veículos. Em um processo que tramita normalmente na Justiça, a vítima pode passar muito tempo, dez anos ou mais, para receber a indenização. No Mutirão, os acordos são fechados em menos de uma hora.

Para o coordenador da ação, o juiz Fábio Leandro Cunha, a vantagem do mutirão é que as perícias médicas de incapacidade são realizadas no próprio local, meia hora antes da audiência, e o resultado é divulgado em minutos. “A perícia é essencial para o cálculo do percentual a ser indenizado. Os exames são feitos por médicos habilitados pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, acompanhados por assistentes técnicos da Seguradora Líder Dpvat,” informou.

O juiz Fábio Leandro Cunha informou, ainda, que as pessoas com processos referentes ao Dpvat tramitando nas Comarcas da Grande João Pessoa poderão, a partir desta quarta-feira (19), comparecer juntamente com seu advogado, e fazer carga do processo, para que seja conciliado ainda nesse mutirão.

A iniciativa do TJPB também foi comentada pela gerente jurídica da seguradora Líder Dpvat, Terezinha França. Ela ressaltou que, após ser firmado o acordo entre as partes e homologado o resultado pelo magistrado, as pessoas estarão recebendo o que é devido em indenização, num prazo máximo de 30 dias.

Já a senhora Maria das Graças Alves comprovou a eficiência do Mutirão Dpvat. Em menos de 40 minutos, ela saiu do Sindicato dos Bancários com um acordo firmado e com a certeza de que receberá o seguro que lhe é de direito. “ Meu processo é de janeiro, quando sofri acidente e já resolvi tudo aqui; muito rápido o atendimento. Esse mutirão renovou minha esperança da Justiça, agora acabou e pra mim foi uma surpresa até pela rapidez. Muito bom!”, enfatizou.

O esforço concentrado é uma realização do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça da Paraíba, presidido pela desembargadora Maria das Graças Morais.

Gecom com Janailton Oliveira

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711