ProEndividados já tem mais de quinze cadastrados para tentar negociar dívidas junto aos credores
“O programa ProEndividados é permanente,não tem data para terminar e já funciona com bastante êxito em outras capitais. Hoje está sendo implantado em nosso estado, em João Pessoa, e no Centro e Conciliação, no Bairro da Prata, em Campina Grande, para atender as pessoas que têm problemas de endividamento”. disse o juiz-coordenador do ProEndividados, Antônio Carneiro de Paiva Júnior.
A partir de hoje aqueles que se encontram em situação de inadimplência ou de superendividamento já podem solucionar seus problemas de endividamento, buscando a Justiça para expor sua dívidas e tentar negociá-las junto aos credores, conforme ressaltou o magistrado.
Na Capital, o programa está atendendo na antigo Setor Médico do Fórum Cível “Desembargador Mário Moacyr Porto”, no andar térreo. Já em Campina Grande, o atendimento está sendo feito no Centro de Conciliação e Mediação do Fórum Afonso Campos, na avenida Rio Branco- 405, centro.
“Tragam as contas de água, luz, telefone, débitos bancários, enfim, todas aquelas que não tiveram condições de serem honradas dentro do prazo de pagamento. É preciso apenas que tenham sido contraídas de boa fé, não importando se motivadas por problemas de doença na família, perda de emprego, separação, divórcio, ou até mesmo um má gerenciamento do orçamento doméstico”, explicou o juiz coordanador.
O programa funciona com a participação de alunos do Curso de Direito, os chamados 'conciliadores'. Em joão Pessoa atuam os estudantes do Instituto Paraibano de Educação (Unipê) e, em Campina Grande, os da Faculdade de Ciências Sociais (Facisa).
Proendividados - O programa tem por objetivo estabelecer um acordo através da conciliação, mediação e negociação entre as pessoas com alto grau de endividamento e seus credores. O projeto será dirigido, principalmente àquelas pessoas cujas dívidas sejam maiores que suas receitas.
Gecom – Clélia Toscano




