Conteúdo Principal
Publicado em: 30/04/2013 - 21h17 Atualizado em: 23/09/2020 - 15h33

Programa “Ouvidoria em sua Comarca” visitará mais dois municípios nesta quinta-feira

Mais duas comarcas serão visitadas pelo Ouvidor do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Frederico Coutinho, que nesta quinta-feira(02) estará nos municípios de Itabaiana e Pilar para conversar com magistrados, servidores e populares sobre melhorias na prestação jurisdicional. A iniciativa faz parte do projeto “A Ouvidoria em sua Comarca”.

Na oportunidade, o Ouvidor buscará também identificar iniciativas positivas implementadas pelos magistrados com o objetivo de tornar a Justiça cada vez mais célere. “São ações pontuais que podem ser levadas a outras regiões”. observou o desembargador.

O Ouvidor iniciou o projeto nas comarcas de Sapé, Mamanguape e Rio Tinto, onde manteve reuniões com juízes e servidores, ocasião em que conheceu o funcionamento dessas unidades judiciais, e através de contatos com as pessoas, pode dimensionar a prestação jurisdicional que está sendo oferecida.

Em Sapé, o magistrado destacou o projeto “Quintas Consensuais”, um iniciativa positiva da comarca, sob a coordenação do juiz Antônio Maroja. O trabalho do ouvidor não tem caráter correicional, e seu objetivo é conhecer os problemas no âmbito do Judiciário e fazer os encaminhamentos em busca de soluções, segundo avaliou o desembargador Frederico Coutinho.

“É importante a presença do Ouvidor em nossa comarca, porque permite conhecer os problemas que atrasam a prestação jurisdicional”, observou a juíza Silvana Carvalho Soares, da 2ª Vara de Mamanguape. “Abre-se mais um canal de comunicação entre a cúpula do Poder e os servidores” frisou.

Concursados - O Ouvidor de Justiça recebeu, em seu gabinete, na última sexta-feira (26), uma comissão de candidatos aprovados em concurso público realizado pelo Tribunal de Justiça em 2012. Eles reclamam a demora para serem convocados a assumir as vagas oferecidas no certame. Os concursados expuseram a situação e solicitaram, através do Ouvidor, a intermediação junto a Presidência do TJPB, inclusive, no que diz respeito ao agendamento de uma reunião.

O desembargador Frederico Coutinho antecipou aos candidatos algumas questões de ordem administrativa em relação ao concurso e se prontificou a levar a questão à Mesa Diretora para se viabilizar a audiência. O Concurso foi realizado no primeiro semestre do ano passado, oferecendo 130 vagas de níveis médio e superior para os cargos de Técnico e Analista Judiciário nas áreas de assistência social, contabilidade, medicina psiquiátrica, pedagogia e psicologia, tecnologia da informação (nível médio) e Analista Judiciário – infraestrutura de tecnologia da informação, banco de dados e desenvolvimento de sistemas (nível superior).
Gecom – Genésio Sousa

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611