Conteúdo Principal
Publicado em: 26/02/2015 - 07h00 Atualizado em: 25/02/2015 - 18h47

Projeto Começar de novo vai entregar diplomas a apenados na próxima segunda-feira

Os diplomas dos apenados que participaram dos cursos profissionalizantes promovidos pelo projeto “Começar de Novo”, do Tribunal de Justiça da Paraíba, serão entregues na próxima segunda-feira (02), na Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc).

O projeto, que começou em novembro passado, foi direcionado aos presos que cumprem pena em regime condicional, aberto, semiaberto e também apenados do regime fechado, na Capital. Foram oferecidos três cursos: manicure e pedicure, confecção de bijuteria e agente de limpeza e conservação. Cada turma foi formada por 16 apenados.

A juíza Higyna Josita de Almeida, que está substituindo o juiz Carlos Neves da Franca, como coordenadora do projeto, declarou que a intenção é investir na área de ressocialização. “Após a entrega desses diplomas, pretendemos realizar uma segunda edição do curso, com novas turmas, para incentivá-los a uma mudança de comportamento quando saírem do sistema penitenciário”, revelou a magistrada, titular da Vara das Execuções Penais.

De acordo com a psicóloga do projeto, Luzauri Bezerra, a iniciativa é muito positiva. “Além de aprender uma nova profissão, eles também podem reduzir suas penas, pois a cada três dias de trabalho, equivale a um dia a menos de prisão”, considerou a psicóloga.

O Começar de Novo é uma parceria entre o Poder Judiciário e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), conveniado ao Governo Federal, por meio do MEC (Ministério da Educação), que disponibilizou vagas do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) para o público carcerário.
Por Jullyane Baltar

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711