Projeto “Conhecendo o Judiciário” é apresentado aos estudantes da cidade de Patos
Coordenado pelo desembargador Leandro dos Santos, o “Conhecendo o Judiciário” será lançado oficialmente no dia 10 de maio pela presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, durante a apresentação do relatório de 100 dias da atual gestão.
Em Patos, os alunos puderam assistir à realização de uma audiência, num processo criminal envolvendo porte de arma, em que presenciaram os interrogatórios feitos às testemunhas arroladas pela defesa e Ministério Público, bem como ao réu. Também entenderam a participação de cada ente da Justiça na condução do feito, entre eles, advogados, representante do MP, juiz e servidores.
Em seguida, o desembargador Leandro dos Santos explicou aos alunos os caminhos seguintes daquele processo penal e, com uma linguagem simplificada, falou sobre os desdobramentos da Justiça, o papel do Judiciário na sociedade para garantia da cidadania e os principais equívocos em relação ao assunto.
Com uma participação expressiva, os alunos indagaram o desembargador sobre coleta de provas, Júri popular, processos preferenciais, mecanismos para mudar as leis, impunidade em relação a processos de corrupção, número de recursos possíveis, entre assuntos diversos.
“A grande alegria deste projeto é ver a integração com os alunos, que deram uma resposta positiva e nos mostraram que o objetivo foi alcançado neste o primeiro momento”, disse o desembargador. Para ele, o “Conhecendo o Judiciário” é uma forma de comunicação eficaz entre o Poder e a sociedade civil, que esclarece às pessoas como funciona o sistema da Justiça.
Rosália Sales, aluna do 9º ano da Escola Municipal Professor Manoel de Sousa Oliveira, afirmou que foi bom conhecer as dependências e os trabalhos realizados no Fórum. “Entendi porque os processos às vezes demoram e que, na verdade, a Justiça faz um bom trabalho e ajuda às pessoas em seus direitos”, disse a aluna que, antes, não entendia o motivo da demora dos julgamentos.Estudante do 3º ano, Denis Candeia agradeceu em nome dos alunos do Colégio Cristo Rei, enfatizando que todas as explicações foram significativas sobretudo para os pré-vestibulandos. “Principalmente para nós, que estamos em busca de referências profissionais, foi um momento muito esclarecedor ”, disse.
A estudante Yasmin Laya, do mesmo colégio, ressaltou que o mais importante foram as dúvidas tiradas. Falou ainda que a oportunidade serviu para que ela tivesse certeza sobre a carreira de juíza que pretende seguir. “Queria muito saber como era uma audiência, devido ao sonho de trabalhar com isso. Hoje, pude ver como funciona a Justiça e quais etapas precisarei seguir para atingir este objetivo”, declarou.
Para diretora do fórum, a juíza Anna Maria do Socorro Hilario Lacerda Felinto, o projeto “Conhecendo o Judiciário” é promissor. “O primeiro passo foi dado, sementes foram lançadas e certamente, bons frutos serão colhidos. Perguntas foram lançadas e muito bem respondidas, o que significa que alcançamos o objetivo”, finalizou.
Gecom - Gabriela Parente
[gallery=44]





