Conteúdo Principal
Publicado em: 08/04/2013 - 16h27 Atualizado em: 08/04/2013 - 16h55

Projeto “Conhecendo o Judiciário” é apresentado aos estudantes da cidade de Patos

O projeto “Conhecendo o Judiciário” foi iniciado na manhã desta segunda-feira (8) na comarca de Patos, onde estudantes de escolas da rede particular e pública de ensino puderam assistir a uma audiência e tirar dúvidas sobre o funcionamento da Justiça. O evento ocorreu no fórum Miguel Sátiro e teve o objetivo de identificar os principais questionamentos dos alunos em relação ao Poder Judiciário, a fim de aperfeiçoar o projeto que será levado a todas as comarcas do Estado.

Coordenado pelo desembargador Leandro dos Santos, o “Conhecendo o Judiciário” será lançado oficialmente no dia 10 de maio pela presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, durante a apresentação do relatório de 100 dias da atual gestão.

Em Patos, os alunos puderam assistir à realização de uma audiência, num processo criminal envolvendo porte de arma, em que presenciaram os interrogatórios feitos às testemunhas arroladas pela defesa e Ministério Público, bem como ao réu. Também entenderam a participação de cada ente da Justiça na condução do feito, entre eles, advogados, representante do MP, juiz e servidores.

Em seguida, o desembargador Leandro dos Santos explicou aos alunos os caminhos seguintes daquele processo penal e, com uma linguagem simplificada, falou sobre os desdobramentos da Justiça, o papel do Judiciário na sociedade para garantia da cidadania e os principais equívocos em relação ao assunto.

Com uma participação expressiva, os alunos indagaram o desembargador sobre coleta de provas, Júri popular, processos preferenciais, mecanismos para mudar as leis, impunidade em relação a processos de corrupção, número de recursos possíveis, entre assuntos diversos.

“A grande alegria deste projeto é ver a integração com os alunos, que deram uma resposta positiva e nos mostraram que o objetivo foi alcançado neste o primeiro momento”, disse o desembargador. Para ele, o “Conhecendo o Judiciário” é uma forma de comunicação eficaz entre o Poder e a sociedade civil, que esclarece às pessoas como funciona o sistema da Justiça.

Rosália Sales, aluna do 9º ano da Escola Municipal Professor Manoel de Sousa Oliveira, afirmou que foi bom conhecer as dependências e os trabalhos realizados no Fórum. “Entendi porque os processos às vezes demoram e que, na verdade, a Justiça faz um bom trabalho e ajuda às pessoas em seus direitos”, disse a aluna que, antes, não entendia o motivo da demora dos julgamentos.

 Estudante do 3º ano, Denis Candeia agradeceu em nome dos alunos do Colégio Cristo Rei, enfatizando que todas as explicações foram significativas sobretudo para os pré-vestibulandos. “Principalmente para nós, que estamos em busca de referências profissionais, foi um momento muito esclarecedor ”, disse.

A estudante Yasmin Laya, do mesmo colégio, ressaltou que o mais importante foram as dúvidas tiradas. Falou ainda que a oportunidade serviu para que ela tivesse certeza sobre a carreira de juíza que pretende seguir. “Queria muito saber como era uma audiência, devido ao sonho de trabalhar com isso. Hoje, pude ver como funciona a Justiça e quais etapas precisarei seguir para atingir este objetivo”, declarou.

Para diretora do fórum, a juíza Anna Maria do Socorro Hilario Lacerda Felinto, o projeto “Conhecendo o Judiciário” é promissor. “O primeiro passo foi dado, sementes foram lançadas e certamente, bons frutos serão colhidos. Perguntas foram lançadas e muito bem respondidas, o que significa que alcançamos o objetivo”, finalizou.

Gecom - Gabriela Parente

 

[gallery=44]

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711