Projeto Conhecendo o Judiciário recebe estudantes do Unipê e da Faculdade Pitágoras nesta segunda (23)
Quase 70 estudantes de duas instituições de ensino superior da Paraíba conheceram, na tarde desta segunda-feira (23), as dependências do Anexo Administrativo do Tribunal de Justiça. A visita integra o calendário de atividades do Projeto Conhecendo o Judiciário, coordenado pelo desembargador Leandro dos Santos e que tem o objetivo de aproximar a população do Poder Judiciário. No total, participaram 58 estudantes do 1º período do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e dez do 1º, 3º e 4º períodos da Faculdade Pitágoras.
Desta vez, o diretor adjunto do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), juiz Fábio Leandro de Alencar Cunha, foi o responsável por mostrar a estrutura do Tribunal, bem como seu funcionamento. Os grupos conheceram o Tribunal Pleno, a galeria com as fotos de desembargadores que presidiram o TJPB e o espaço onde acontecem as sessões da 3ª Câmara Especializada Cível. Durante a visita, o magistrado respondeu aos questionamentos dos estudantes.
Para o magistrado, o projeto representa uma oportunidade de os alunos vivenciarem, na prática, o que é visto na teoria. Além disso, aconselhou os visitantes a assistirem às sessões das câmaras especializadas e do Tribunal Pleno. “É muito interessante que eles vejam como um advogado faz uma sustentação oral e como um desembargador dá o seu voto. O aprendizado é muito relevante”, destacou o juiz Fábio Leandro. Durante a visita, o juiz Herbert Lisboa também cumprimentou os estudantes e parabenizou a iniciativa da visita. “É importante conhecer o dia a dia do desenrolar do processo judicial, porque não é algo simples”, frisou.
A professora Ezilda Melo, da Faculdade Pitágoras, afirmou que esta é a primeira vez que traz os alunos para conhecer o TJPB. “É uma dinâmica necessária para os estudantes que ingressam na universidade. Dessa forma, eles têm ideia do funcionamento e se sentem mais ligados ao próprio Direito. Entendemos que existe a necessidade externa da continuidade do aprendizado”, salientou. O coordenador do curso na faculdade, professor Helder Lima, também participou da visita.
O professor Alfredo Rangel foi o responsável por trazer os estudantes do Unipê. “É extremamente importante que os alunos do 1º período conheçam o Judiciário antes mesmo das disciplinas práticas, porque traz estímulo adicional às atividades em sala de aula. A visita é um divisor de águas e é perceptível como eles se empolgam mais, ficam mais interessados e fazem mais associações entre a teoria e a prática vista aqui”, explicou o docente.
Discentes – A estudante Raízza Kayonara Rodrigues, do 1º período do curso de Direito do Unipê, comentou que a teoria não é suficiente e que, com a prática, é possível aprender melhor. “As visitas técnicas agregam valor e conhecimento. O que aprendemos na sala de aula conseguimos ver na prática e entender melhor”, disse. Já o aluno Gustavo Diniz, do Unipê, afirmou que a visita foi bastante construtiva. “Consegui questionar o juiz, que tirou dúvidas que eu tinha sobre a área judicial e até questões mais pessoais. Ele mostrou como é o andamento dos processos. Pretendo seguir o conselho dele de assistir a uma audiência futuramente”, falou.
O cronograma de visitas do Conhecendo o Judiciário inclui atividades nos dias 07 e 21 de outubro, 25 de novembro e 02, 09 e 16 de dezembro. Para este semestre, a expectativa é levar o Projeto a outras instituições e Comarcas, a exemplo do Colégio Estadual da Prata, em Campina Grande.
Para participar do Projeto, os representantes das instituições devem entrar em contato pela internet. Ao acessar a página principal do site do Tribunal de Justiça da Paraíba (www.tjpb.jus.br), deve-se clicar no ícone ‘Conhecendo o Judiciário’ e, após preencher o formulário disponibilizado, apertar enviar.
Por Celina Modesto/Ascom-TJPB







