Projeto 'Justiça em seu bairro' promove palestra sobre Lei Maria da Penha em Mandacaru
A juíza Rita de Cassia Martins Andrade foi a palestrante da noite, ocasião em que destacou a importância do envolvimento das mulheres no referido encontro, que tem a preocupação de disseminar, conscientizar e divulgar junto à sociedade, as garantias e os direitos das mulheres. “É é muito importante que elas saibam os direitos que têm e os frutos advindos disso, para a própria família com vistas a melhorar a relação de convivência no lar, evitando desencadear numa delegacia”, decalrou a magistrada.
Um slide foi exibido mostrando a realidade de mulheres vitimas da violência e as estatísticas de maus tratos. A juíza explicou que “A Lei Maria da Penha' veio para proteger as mulheres e punir os seus agressores e nasceu de uma grande luta que viabilizou leis protetoras para as mulheres, lhes assegurando o direito a vida, a integridade física, moral, psicológica e sexual.
A magistrada enfatizou que a ideia do projeto é orientar os alunos desde cedo por que, através deles, as informações possam chegar as pais. “Estamos atacando ,primeiramente, as escolas que é a segunda base de convivência de formação do ser humano, depois da família”, ressaltou.
Os alunos receberam os membros do judiciário e demais representantes da rede de proteção à mulher no salão de recreação da escola. O evento contou com a presença da diretora geral da Escola, Elizabete Brasilino, e de diretoras setoriais.
Estiveram presentes também representantes do Conselho Tutelar do bairro de Mandacaru, da Delegacia Especializa da Mulher e Casa Abrigo, e também da secretaria de Estado da Diversidade Humana. A próxima visita do projeto será no dia 05 de abril, no bairro de bairro Valentina Figueiredo. A Escola deve ser definida na segunda-feira(25).
Gecom – Clélia Toscano