Projeto Sustentabilidade, do TJPB, estimula o plantio de árvores nas unidades judiciais, ainda nas comemorações do Dia da Árvore
O projeto Sustentabilidade, do Tribunal de Justiça da Paraíba, desenvolve, durante toda esta semana, gestões junto às comarcas, para o plantio de mudas no entorno dos fóruns, ainda dentro das comemorações do Dia da Árvore, ocorrido na sexta-feira 20.
Na manhã desta segunda-feira (23), integrantes da Comissão Permanente de Planejamento Ambiental do TJPB, presidida pelo juiz Josivaldo Félix de Oliveira, participam de eventos nos fóruns de Santa Rita, Cabedelo e Regional de Mangabeira, na Capital, onde serão plantadas árvores.
Alguns motivos para plantar
As árvores respiram, assim como nós, só que às avessas. Enquanto os humanos inspiram oxigênio e expiram gás carbônico, árvores em equilíbrio inspiram gás carbônico e expiram oxigênio.
Em um ano, uma árvore inala em média 12 kg de CO2 e exala oxigênio suficiente para uma família de quatro pessoas viver por um ano. As florestas do planeta – incluindo árvores vivas, madeira morta, dejetos e solo – armazenam aproximadamente 50% mais carbono do que existe na atmosfera, enquanto as árvores geram 40% do oxigênio do mundo.
Portanto, plantar uma árvore equivale basicamente a acrescentar outra célula aos pulmões da Terra, pois isso reduz o acúmulo do CO2 atmosférico liberado pela atividade humana que causa o aquecimento global.
As árvores também melhoram a qualidade do ar, o que reduz os problemas respiratórios, e já foi até comprovado que as pessoas que podem avistar uma árvore do local de trabalho são mais produtivas.
Gecom – Gilberto Lopes