Projetos “Comprometer” e “Ser Capaz” serão implantados no Poder Judiciário estadual
Com apenas três dias de trabalho, o novo secretário de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça da Paraíba, Romero Cavalcanti Gonçalves Júnior, reuniu as coordenações ligadas à sua secretaria, para estabelecer metas, que deverão ser cumpridas até o final da gestão do desembargador presidente Luiz Silvio Ramalho Junior.
As prioridades iniciais são os Projetos “Comprometer” e “Ser Capaz”, destinados aos magistrados e servidores do Poder Judiciário estadual, que terão início na próxima semana. O primeiro é uma tarefa da Secretaria de Recursos Humanos em parceria com a Secretaria de Gestão Estratégica, que tem à frente, Falbo de Abrantes. O segundo projeto é é exclusivo da RH.
O “Projeto Comprometer” visa centralizar as ações de motivação e comprometimento de magistrados e servidores. Suas principais ações são: melhorar as condições de saúde e segurança de trabalho; realizar pesquisa de clima organizacional; implementar programa de incentivo e práticas inovadoras; aperfeiçoar o plano de carreiras e a implementação política de práticas esportivas e o programa de valorização de recursos humanos.
Já o “Projeto Ser capaz” tem por finalidade capacitar e desenvolver magistrados e servidores nas competências estratégicas, em produção e análise de estatísticas, e em outros domínios voltados à efetividade, eficácia e eficiência dos processos de gestão de prestação jurisdicional.
Segundo o secretário de Recursos Humanos, para se atingir as metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é preciso que as pessoas, que vão conduzir os processos no âmbito do Judiciário paraibano, estejam capacitadas. “O CNJ estabeleceu quais são as metas que os tribunais têm que cumprir em 2010 e todos devem atender essas recomendações”, justifica.
“O Projeto Ser Capaz”, que envolve treinamento e qualificação das pessoas, é fundamental. Os funcionários mais capacitados vão poder dar resultados melhores e elevar o nível da produção. Já o “Projeto Comprometer” envolve o orgulho do servidor por trabalhar no Tribunal, no exercício de suas atribuições, desenvolvendo um bom trabalho”, pontuou Romero.
De acordo com Romero Gonçalves, ficou estabelecido uma reunião mensal com os coordenadores, que integram a Secretaria de RH, para alinhar as ações que estão sendo desenvolvidas por cada coordenador e sua equipe de trabalho. “Mas, isso não quer dizer que não poderemos nos reunir a qualquer momento, caso haja necessidade. O resto é trabalhar, trabalhar, trabalhar”, argumentou.
“O guia mestre da nossa atuação vai ser o planejamento do Tribunal. Estamos com a Fundação Getúlio Vargas desenvolvendo uma série de projetos. Na semana que vem as comissões serão definidas e começaremos os trabalhos”, informou o secretário de RH.
Integram a Secretaria de Recursos Humanos as coordenações de Recursos Humanos (Einstein Leite), de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Programas Especiais (Maria dos Remédios Gonçalves dos Santos), Infância e Juventude (Vivianne Sarmento), Departamento Médico (Ronaldo Mendonça), Serventias (Luciana Gadelha) e Qualidade (Marcone Vitta).
O novo secretário de Recursos Humanos, Romero Gonçalves, é formado em Administração pela Faculdade Olindense de Ciências Contábeis e Administrativas e está concluindo o curso de Direito pelo Unipê.
Por Kubitschek PInheiro