Conteúdo Principal
Publicado em: 19/08/2022 - 09h00 Atualizado em: 19/08/2022 - 11h53 Tags: GEVID, Relatório da Gevid, projetos da Gevid

Projetos da Gevid voltados à saúde de magistrados e servidores garantem qualidade de vida no trabalho

Um dos principais fatores estratégicos para melhorar a produção interna das empresas públicas e privadas é o investimento na Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Especialistas explicam que este índice tem a finalidade básica de estudar a satisfação dos funcionários em seu ambiente de trabalho, a partir dos níveis de bem-estar, crescimento individual e relação social com os colegas e usuários dos serviços prestados. O Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas, é um dos órgãos públicos estaduais que mais desenvolve projetos, parcerias, cartilhas e campanhas voltados à saúde física e mental dos seus servidores, magistrados e colaboradores.

Atualmente, a Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) do Poder Judiciário estadual conta com seis projetos permanentes: Atividade, Ginástica Laboral, Qualidade de Vida em Ação Itinerante, Receptividade, Saúde Integrativa e Terapias Alternativas. Somando-se a isso, as parcerias com a Unimed, secretarias de Estado e Municípios e instituições de ensino superior viabilizam oficinas com temas sempre atuais e imunização que valorizam à saúde. A Gevid também alimenta uma página no site oficial do Tribunal (www.tjpb.jus.br), com produção de conteúdo relacionado a um conjunto de ações que fortalecem o bem-estar físico e espiritual dos profissionais que atuam em todos os segmentos do Judiciário paraibano.

Foto da Gerente da Gevid, Valéria Beltrão
gerente da Gevid, Valéria Beltrão

A gerente da Gevid, Valéria Beltrão, destacou os setores da Gerência envolvidos na promoção dessas ações. “São profissionais que atuam na Assistência Social, Atendimento Médico, Enfermagem, Fisioterapia, Junta Médica, Nutrição, Odontologia e Psicologia. Nossa equipe trabalha dentro de uma política de atenção integral à saúde, com objetivo de desenvolver atividades, ações e atingir metas, conforme orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do próprio Tribunal”, comentou. A gerente lembrou que devido às prerrogativas pós-pandemia, todos os protocolos estão sendo revisados, na tentativa de evitar, ao máximo, uma nova disseminação da Covid-19 nas dependências das unidades judiciárias.

-

De acordo com o mais recente relatório divulgado pela Gevid, correspondente aos últimos seis meses, dentre as mais variadas ações desenvolvidas estão o Programa Vida Saúde, que funciona de forma híbrida (presencial e remota). O Programa congrega os projetos: Despertar Saúde, Ginástica Laboral, Qualidade de Vida em Ação Itinerante e Projeto Receptividade; ampliação dos serviços presenciais de Assistência Social, Enfermagem, Fisioterapia, Médico e Psicologia; reativação dos projetos Terapias Alternativas e Projeto atiVIDAde, na Vila Olímpica Parahiba

Em parceria com as Secretarias de Saúde Estadual e Municipais, o TJ/Paraíba já alcançou boa parte das comarcas, com mais de 1.500 doses aplicadas contra a Influenza. “Espera-se que até o final de agosto 100% das comarcas tenham concretizadas as aplicações”, calcula Valéria Beltrão.

Gestão do Tempo, Experiência e Cuidado de Si foi o tema de webinário promovido pela Esma e Gevid
Gestão do Tempo, Experiência e Cuidado de Si foi o tema de webinário promovido pela Esma e Gevid

Campanhas – Dentro do Projeto Vida Saúde, a equipe de fisioterapia da Gevid desenvolveu, no primeiro semestre de 2022, com apoio da Gerência de Comunicação do TJPB, as campanhas de prevenção “Janeiro Branco”, com foco na

-

Saúde Mental; “Fevereiro Roxo e Laranja”, destinada à conscientização e tratamento de doenças. A cor roxa conscientiza sobre Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia. Já a cor laranja alerta sobre a Leucemia; “Março Lilás”, que marca um período de atenção especial à saúde da mulher, com objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino; “Abril Marrom e Verde”, a qual alerta às pessoas sobre a importância da prevenção da cegueira; “Maio Vermelho”, campanha que desperta a atenção do combate à hepatite, doença que pode causar complicações como cirrose hepática e câncer de fígado; e “Junho Vermelho”, que incentiva a Campanha de Doação de Sangue.

Projeto Qualidade de Vida em Ação Itinerante - Reativada para o teleatendimento, por uma equipe multiprofissional e Intersetorial, o Projeto é divido em etapas e, só este ano, já atendeu 7.277 pessoas. No bojo de sua metodologia, a Assistência Social promove coletas do administrador e Sistema Vida Médica e encaminhadas para avaliação dos profissionais. Já a área de Enfermagem realiza entrevistas sobre eventuais patologias, inclusive a respeito da Covid-19. Por sua vez, os fisioterapeutas promovem teleatendimentos e orientações cinesioterapêuticas. Também em teleatendimento, os médicos realizam consultas e os psicólogos promovem técnicas para a saúde mental.

Foto da equipe da Gevid no Fórum de Campina Grande
Equipe da Gevid no Fórum de Campina Grande

Em atendimento presencial, a Junta Médica do TJPB se deslocou ao Fórum de Campina Grande, onde realizou perícias nos dias 25 e 27 de abril, com o objetivo de melhor assistir à saúde dos servidores e magistrados da segunda maior Comarca do Estado. Foram efetuadas 12 perícias presenciais. Ainda dentro do Projeto Qualidade de Vida em Ação Itinerante, desenvolvido em parceria com a Unimed, Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba (Aemp) e Escola Superior da Magistratura (Esma), foram feitas oficinas relacionados à saúde de forma virtual, com temas como Saúde na Medicina; Conexão com Você; Saúde Mulher; Mãe e Bebê; Equilíbrio do Corpo; e 60+ Feliz.

Servidores e juízes participam da roda de conversa ‘Receptividade: conversando sobre saúde mental’
Servidores e juízes participam da roda de conversa ‘Receptividade: conversando sobre saúde mental’

Espaço Saúde Mental - Com a Uninassau e a Aemp, o setor de Psicologia da Gevid realiza, constantemente, supervisões dos estagiários da referida instituição de ensino superior e o acompanhamento presencial dos atendimentos realizados no Espaço Saúde Mental, às mulheres vítimas de violência encaminhadas pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça da Paraíba. Os acompanhamentos são realizados no prédio da Aemp, onde acontecem reuniões mensais com a Coordenadora do Curso de Psicologia da Uninassau e um grupo de estagiários que dão suportes psicológicos às vítimas de violência, bem como aos agressores.

Outra iniciativa nesse segmento foi a série de webinários sobre Saúde Mental e Trabalho no Poder Judiciário, em parceria com a Escola Superior da Magistratura (Esma). Este ano, a sequência foi aberta com o tema ‘Gestão do Tempo, Experiência e Cuidado de Si’. A explanação ficou por conta dada professora, Mariana Lins de Oliveira, e teve como debatedora a psicóloga da Gevid, Maria da Penha Pontes.

UNAI discute ações para a promoção da acessibilidade e inclusão no TJPB
UNAI discute ações para a promoção da acessibilidade e inclusão no TJPB
Foto da Roda de conversa da Compead com servidores do Fórum Cível
Roda de conversa da Compead com servidores do Fórum Cível

A Gevid, com sua equipe multiprofissional também participa, ativamente, na Comissão de Acessibilidade e na Comissão de Proteção e Enfrentamento ao Assédio e Discriminação (Compead). Recentemente, o Setor de Psicologia participou da Roda de Conversa com servidores do Fórum Cível da Comarca de João Pessoa, que reuniu mais de 100 participantes.

Reunião tratou sobre combate ao assédio
Reunião tratou sobre combate ao assédio

Projeto Receptividade - Sensibilizar magistrados e servidores na importância de preservar a saúde mental para uma vida mais plena e feliz, reduzindo o índice absenteísmo doença mental no Poder Judiciário Paraibano, com elaboração de vídeos e e-books. Já o Projeto atiVIDAde promove, sempre às sextas à tarde, caminhadas na Vila Olímpica Parahiba, orientações sobre saúde, alongamentos e enfatiza a todos os participantes dos benefícios de uma vida mais ativa e saudável.

Projeto Terapias Alternativas - Todas as quartas-feiras, com prévio agendamento, o Projeto Terapias Alternativas realizou 48 atendimentos. Com aplicação das técnicas da acupuntura - tratamento sistêmico, auriculoterapia, ventosas e moxa - visa combater diversas patologias, como as enxaquecas, problemas gastrointestinais, alergias, doenças osteomusculares e dores crônicas, como hérnias de disco, lombalgias, artrites, enxaquecas e melhora da função respiratória, insônia, ansiedade, depressão e redução dos sintomas como dormência e enjoos em pacientes com câncer. Além disso, vários estudos têm demonstrado que a acupuntura apresenta uma influência profunda sobre os problemas físicos, emocionais, sendo recomendável a combinação dessa técnica com outros tratamentos, incluindo a fisioterapia.

Foto da equipe da Gevid orienta servidores com ginástica laboral
Equipe da Gevid orienta servidores com ginástica laboral

Ginástica Laboral – As estatísticas da Gerência de Qualidade de Vida do TJ/PB mostram que no mesmo período avaliado foram promovidas dezenas de visitas aos setores do TJPB, Fórum Cível, Fórum Criminal e Anexo Administrativo (João XXIII) de forma presencial, beneficiando mais de 600 servidores. Em home office, foram postados vídeos sobre informações posturais e orientações para execuções de exercícios antes, durante ou depois das atividades laborais em teletrabalho.

Mobiliário - Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (Dort), tendinites e Lesões por Esforço Repetitivo (LER) são alguns exemplos de questões que podem atingir funcionários em seu ambiente de trabalho. Pensando nisso a Gerência de Qualidade de Vida solicitou à compra de alguns materiais que promovem melhoria nos aspectos ergonômicos físicos nas unidades judiciárias. São cadeiras ergonômicas, apoios para o mouse, para notebook, teclado e apoio para os pés. “É importante ressaltar o valor da prevenção. Uma vez o servidor sendo portador de algum de distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho, haverá prejuízo no seu desempenho e a possibilidade de afastamento”, pontou Valéria Beltrão.

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611