Conteúdo Principal
Publicado em: 30/09/2013 - 21h32 Atualizado em: 23/09/2020 - 15h32

Proposta da Ouvidoria para aposentadoria voluntária na Justiça estadual já em estudos no TJPB

Já está em estudos na Diretoria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça da Paraíba a proposta para se implantar no Judiciário estadual o Programa de Aposentadoria Voluntária – PAV, que tem por objetivo garantir que os servidores dedicados há tanto tempo à atividade jurisdicional possam desfrutar de sua aposentadoria e, ao mesmo tempo, oportunizar o ingresso de novos servidores. A proposta foi uma iniciativa da Ouvidoria do TJPB, após receber sugestões de vários segmentos durante as visitas de rotina realizadas nas comarcas.

Na última sexta-feira(27), o ouvidor de Justiça, desembargador Fred Coutinho, reuniu-se com os diretores Geral e de Gestão de Pessoas, respectivamente, Robson Cananéa e Einstein Roosevelt Leite, para discutir a viabilidade do Programa de Aposentadoria Voluntária no Judiciário paraibano, visando formatar um projeto viável a ser apresentado à Presidência do Tribunal de Justiça. Segundo o ouvidor, há receptividade da iniciativa entre os servidores, e dependendo das condições a serem apresentadas, o PAV poderá ser benéfico para os interesses do servidor e do serviço público.

Pela proposta em estudo, observou o magistrado, as aposentadorias voluntárias seriam concedidas aos servidores que manifestarem interesse em obtê-las, de acordo com os critérios inseridos na legislação que vai regulamentar a proposta. São critérios que podem referir-se ao tempo de contribuição, e até mesmo no que diz respeito à aposentadoria por idade. Fred Coutinho lembrou que existem muitos servidores que pensam na aposentadoria para dedicar-se mais à vida pessoal, no entanto, não encontram incentivos para isso.

TJPB-Gecom

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611