Conteúdo Principal
Publicado em: 22/03/2012 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Prova oral para concurso de juiz-substituto será dias 18 e 19 de maio e resultado será divulgado em junho

A comissão do 52º concurso público para provimento de 20 vagas de juiz substituto do Poder Judiciário do Estado se reuniu na manhã desta quinta-feira (22), para definir toda a logística da prova oral do certame, que corresponde a quarta etapa do concurso. As provas serão realizadas nos dias 18 e 19 de maio, a partir das 7h30, no Tribunal de Justiça da Paraíba, e o resultado deverá sair no dia 20 de junho. A quinta e última fase será destinada a uma avaliação de títulos, de caráter classificatório.

Segundo o presidente da comissão, juiz auxiliar da Presidência do TJPB, José Ferreira Ramos Junior, a prova oral será realizada pelo Cesp/UnB e as questões serão apresentadas aos candidatos pelos membros da comissão. “Todas as providências estão sendo tomadas para que o candidato não tenha nenhum prejuízo. Acredito que dentro de trinta dias, após essa etapa do concurso, sairá o resultado da prova oral. A homologação deve acontecer no dia 27 de junho”, adiantou o magistrado. O TJPB oferece 20 vagas para magistrados e 47 candidatos estão aptos para essa etapa. 

Também fazem parte da comissão do concurso os juízes Eslú Eloy Filho, Rodrigo Marques Silva Lima e Francisco Francinaldo Tavares, como também o representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB), Walter Agra. As explicações de todos os procedimentos da prova oral foi de responsabilidade da professora do Cesp/UnB, Alice Freitas. “Vamos publicar um edital no site do Cesp (www.cespe.unb.br/concursos), onde o candidato vai poder tirar todas as suas dúvidas a respeito da prova oral”, disse a professora. Ela disse, também que no dia 17 de maio serão sorteados os pontos do teste.

A seleção para o cargo de juiz tem cinco etapas. Na primeira, o candidato se submeteu a uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Já na segunda etapa, foram duas provas escritas subjetivas, também eliminatória e classificatória. Na terceira fase, apenas eliminatória, foi feita sindicância da vida pregressa e investigação social;  exame de sanidade física e mental e psicotécnico.

Todas as etapas foram realizadas em João Pessoa. Segundo o edital do concurso, a remuneração do cargo é de R$ 15.823,58.  A Gerência de Finanças e Contabilidade do TJPB informou que 5.397 candidatos se inscreveram para o 52º concurso de Juiz Substituto do Poder Judiciário estadual, aproximadamente, 270 candidatos por vaga.

TJPB/Gecom – Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611