Conteúdo Principal
Publicado em: 28/09/2017 - 16h35 Tags: Qualidade de Vida

Qualidade de Vida em Ação Itinerante realiza mais de 2.500 atendimentos de março a setembro

Um total de 2.663 atendimentos a servidores e magistrados foi realizado, de março a setembro de 2017, nas comarcas da Capital e Região Metropolitana – Cabedelo, Santa Rita e Bayeux – por meio do Projeto 'Qualidade de Vida em Ação Itinerante', do Tribunal de Justiça da Paraíba. Só em setembro, foram registrados 463 atendimentos, com 678 procedimentos realizados. As atividades são desenvolvidas por equipe multidisciplinar do Setor de Qualidade de Vida, vinculado à Diretoria de Gestão de Pessoas do Tribunal.

Mês a mês, o Projeto realiza uma 'Semana de Prevenção', para alertar servidores e magistrados sobre um tema específico, a exemplo da prevenção à hipertensão, ao colesterol, e, recentemente, à depressão e ao suicídio, debatidos nas unidades, no período de 18 a 22 de setembro, em apoio à Campanha Mundial 'Setembro Amarelo', que estimula a divulgação da causa.

De acordo com a gerente de Qualidade de Vida, Valéria Beltrão, devido a importância do assunto e do investimento em tratamentos voltados à Saúde Mental, o Setor está estudando a implementação de práticas contínuas relacionadas à prevenção da depressão, para o ano de 2018.

Junto aos debates e palestras dos temas escolhidos, a equipe também realiza atendimentos, que envolvem Auriculoterapia (terapia que estimula, com agulhas e sementes, pontos específicos da orelha), aferição de pressão arterial, glicemia e Nutrição.

Valéria Beltrão informou, ainda, que o Projeto vem atendendo em todos os fóruns das quatro comarcas, além da Escola Superior da Magistratura, Corregedoria Geral de Justiça, Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Infância e Juventude, além do Tribunal de Justiça da Paraíba.

A Gerência de Qualidade de Vida está localizada no 4º andar, do Anexo Administrativo do TJPB, em João Pessoa, e dispõe de serviços de Enfermagem, médico, fisioterapêutico/acupuntura, odontológico, nutricional, serviço social e psicológico, com profissionais voltados para atendimentos assistenciais, nas modalidades emergencial ou preventiva.

Resolução 207/2015 do CNJ – Institui a Política de Atenção Integral à Saúde de magistrados e servidores do Poder Judiciário. Objetiva promover a preservação da saúde física e mental de magistrados e servidores, fomentar a construção e a manutenção de meio ambiente de trabalho seguro e saudável e incentivar medidas voltadas para a atenção integral à saúde e organizadas em assistência à saúde, perícia oficial, promoção, prevenção e vigilância em saúde, alinhadas às diretrizes dos órgãos oficiais de saúde.

Por Gabriela Parente

 

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611