Conteúdo Principal
Publicado em: 27/10/2015 - 19h07 Atualizado em: 27/10/2015 - 19h19 Tags: Comissão de Notáveis

Quarta etapa do Sesquicentenário de Epitácio será no dia 6 de novembro

Comissão de Notáveis se reúne e define últimos detalhes do evento

Reunião da Comissão de Notáveis

A quarta Etapa das comemorações alusivas ao Sesquicentenário de nascimento de Epitácio Pessoa será realizada na manhã do próximo dia 6 de novembro, no Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba. O ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça, será o conferencista do dia, ocasião em que discorrerá sobre o tema “Epitácio Pessoa – O jurista e Ministro do Supremo Tribunal Federal “.

A propósito do Sesquicentenário, a Comissão de Notáveis responsável pela coordenação dos eventos, voltou a se reunir na tarde desta terça-feira (27), na Sala de Reunião do Pleno do TJPB, ocasião em que definiram os últimos detalhes referentes ao cerimonial da quarta etapa.

A reunião contou com a presença dos desembargadores Marcos Cavalcanti de Albuquerque e Fátima Bezerra Cavalcanti, respetivamente, presidentes do TJPB e da Comissão de Cultural e Memória do Poder Judiciário estadual. Também participaram do encontro os notáveis Joaquim Osterne, Humberto Mello, Márcio Roberto e Evandro Nóbrega.
A ‘Comissão de Notáveis” foi formada com o objetivo de auxiliar o Tribunal na organização dos cinco emblemáticos eventos, que estão transcorrendo durante o ano de 2015, como forma de comemorar em “alto estilo” os 150 anos de nascimento do ex-presidente Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa – paraibano da cidade de Umbuzeiro.

A primeira etapa ocorreu no dia 28 de maio, com uma visita ao Museu e Cripta de Epitácio, no Palácio da Justiça, onde repousam os restos mortais do ex-presidente e de sua esposa, Mary Sayão. Na ocasião, o historiador Humberto Mello proferiu palestra, como o tema: “Epitácio Pessoa – O político e estadista”.

O segundo evento foi realizado no dia 17 de julho, na cidade de Umbuzeiro, terra natal de Epitácio Pessoa. A palestra do professor Damião Ramos, sobre a vida de Epitácio, e a presença do embaixador Carlos Alberto Pessoa Pardellas (neto do homenageado) marcaram a visita a Umbuzeiro.

O terceiro momento das comemorações transcorreu no dia 6 de agosto, no anfiteatro do Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado, com a conferência do ministro Francisco Rezek, que abordou o tema “Epitácio Pessoa – O diplomata e jurista da Corte Internacional de Haia”.

Última Etapa - Para fechar as homenagens a Epitácio Pessoa, o quinto e último evento do ano está agendado para acontecer na tarde do dia 17 de dezembro, quando será realizado um Concerto Associado da Orquestra Sinfônica da Paraíba, às 19h, no Espaço Cultural José Lins do Rego.

Comissão de Notáveis – Integrando a Comissão de Notáveis, estão seis nomes: Humberto Mello, historiador; Damião Ramos, presidente da Academia Paraibana de Letras (APL) e da Fundação Casa de José Américo (FCJA); Evandro Dantas da Nóbrega, escritor; Joaquim Osterne Carneiro, presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba (IHGP); Márcio Roberto Soares, ex-secretário-geral do TJPB; e Marcílio Toscano, Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE). Este último é sobrinho trineto de Epitácio Pessoa.

Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa – Nascido na cidade de Umbuzeiro, no dia 23 de maio de 1865, na Paraíba, presidiu o Brasil entre 1919 e 1922, sendo o oitavo presidente do governo republicano. O período de governo foi marcado por revoltas militares que acabariam na Revolução de 30, a qual levou Getúlio Vargas ao governo central. Foi o único brasileiro a passar pelos três poderes: executivo, legislativo e judiciário. Ele foi também diplomata, chegando a chefiar delegação brasileira em evento internacional. Morreu em 13 de fevereiro de 1942, na cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro.

Por Valter Nogueira

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711