Conteúdo Principal
Publicado em: 29/10/2010 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Quintas Legais reúne público recorde durante palestra sobre Marcas no Direito Brasileiro

A palestra do Quintas Legais “Regime Jurídico das Marcas no Direito Brasileiro: Conflitos e Perspectivas”, proferida pelo advogado e professor André Luiz Cavalcanti Cabral, registrou recorde de público no auditório da Escola Superior da Magistratura (Esma). O evento aconteceu na noite desta quinta-feira (28), com uma plateia formada por alunos da Esma e de várias instituições de ensino superior, inclusive da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), além de profissionais do Direito.

Para a coordenadora acadêmica da Escola, professora Fátima Pessoa, o sucesso do ciclo de palestras, “deve ser creditado ao trabalho do diretor da Escola e ao coordenador do Quintas Legais, desembargadores Márcio Murilo da Cunha Ramos e Saulo Henriques de Sé e Benevides, que se empenham em democratizar o projeto, trazendo estudantes de outras escolas”. Só este ano, aconteceram 12 aulas dentro do Quintas Legais.

Professor André Luiz Cavalcanti Cabral                             Foto por Ednaldo AraújoA explanação de André Cabral teve início às 18h30 e promoveu uma visão geral do regime jurídico das marcas, demonstrando a importância das mesmas no mundo empresarial contemporâneo.“Foi dada atenção aos conflitos envolvendo marcas, nome empresarial e domínio de internet e, ainda, foram analisadas algumas questões jurídicas relevantes, envolvendo o assunto”.

Também foram observados pontos importantes dentro desse tema: O que é marca?; Natureza jurídica das marcas; Espécies de marcas e principais classificações; O regime de proteção marcária: competência e consequências; Conflitos entre marcas; Conflito entre marca e nome empresarial; Conflito entre marca e domínio de internet e Perspectivas da proteção marcária.

Além de advogado atuante, o palestrante é professor da Esma, Unipê, Fesmip/PB e professor pós-graduado lato senso da Universidade Potiguar/RN, da Farn/RN e CEE/PB. Seu mestrado na UFPB é na área de concentração: Direito econômico. Sua dissertação trata do “Ilícito concorrencial na publicidade comparativa.”

Por Fernando Patriota

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611