Reeducandas do Presídio de Cajazeiras têm processos revisados, recebem atestados de pena e ganham até progressão de regime
Os benefícios foram entregues pela presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, na manhã desta terça-feira (21), às reeducandas e presas provisórias, um mês após ela mesma determinar a realização da revisão processual. Ela destacou sua satisfação em cumprir um compromisso assumido por ocasião das comemorações do Dia Internacional da Mulher, naquela comarca. A solenidade contou com a participação de diversas autoridades do município de Cajazeiras.
Com o Atestado de Pena a Cumprir em mãos, as 20 reeducandas ficaram cientes de sua situação penal, inclusive sobre as datas de prováveis concessões de benefícios para a progressão de regime. Já as que obtiveram progressão do regime fechado para o semiaberto poderão trabalhar, saindo do presídio durante o dia e voltado à noite para dormir. Este foi o caso de Ana Maria Soares e de Francisca Ferreira da Silva. Foi um momento de muita emoção a entrega dos alvarás de soltura provisória.O bispo de Cajazeiras, Dom José González Alonso, que participou do evento, comparou a concessão do benefício à Páscoa, que representa um momento de libertação. A desembargadora Fátima Bezerra aproveitou a ocasião para agradecer o empenho dos magistrados que participam dos esforços concentrados.
O juiz Carlos Neves da Franca, coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Estado da Paraíba, explicou que, no caso das presas provisórias que receberam certidões, estas passaram a ter conhecimento dos processos existentes contra elas e o andamento dos mesmos.
“Em todos os casos, as reeducandas e presas provisórias e seus advogados e defensores poderão acompanhar de perto a situação de cada uma a partir dos documentos recebidos. Esse é um passo importante na execução das penas pelo Judiciário paraibano”, observou o magistrado. Os Atestados foram gerados a partir do Sistema de Cálculo Eletrônico de Cumprimento de Penas adotado pelas Varas das Execuções Penais do Tribunal de Justiça da Paraíba.
A comitiva foi recepcionada pela diretora do Presídio, Paloma Correia Lima. Participaram da visita ao presídio a juíza Adriana Lins de Oliveira Bezerra, diretora do Fórum de Cajazeiras, e os juízes Philippe Guimarães Padilha (Sousa) e Francisco Hilton Domingos de Luna Filho (Cajazeiras).
Gecom-PB










