Reportagem do TJPB sobre homologação da nova versão do Sistema de Custas Online é exibida na TV Justiça
A TV Justiça do Supremo Tribunal Federal (STF) exibiu reportagem sobre a versão 3.0 do sistema de Custas Online do Tribunal de Justiça da Paraíba, que foi homologada em reunião realizada no 22 de novembro, no Fórum Cível da Capital. O VT, produzido pelo Núcleo de Televisão da Diretoria de Comunicação do TJPB, foi ao ar no programa Jornal da Justiça, 1ª edição, nessa segunda-feira (3).
De acordo com a reportagem, a apresentação da nova ferramenta foi feita por membros da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do TJPB, que expuseram as principais funcionalidades, entre elas, a possibilidade de emissão de guias com parcelamentos e descontos.
O gestor do Projeto de Custas Online é o juiz Alexandre Targino Gomes Falcão, titular da 14ª Vara Cível da Capital. Ele explicou que a medida deu origem a duas ferramentas: o novo sistema e a calculadora eletrônica denominada TJ-Calc, desenvolvida para a apuração, atualização e verificação de débitos ou créditos judiciais.
“Esta versão vai ser liberada para os usuários internos e externos, e isso implica na emissão de custas prévias, ocasionais, finais e custas de recurso. Isso já está no sistema. A novidade é a possibilidade de descontos e parcelamentos dos valores, quando deferidos pelo juiz. Quanto ao TJ-Calc – que já está sendo utilizado por alguns setores para a realização dos cálculos das custas finais, sem necessidade de envio do processo para as Contadorias – será disponibilizado, também, para o público externo para efeito de consulta e de simulação de cálculos”, adiantou o magistrado à época.
Para assistir a reportagem, na TV Justiça, clique na palavra-chave custas online.




