Representantes do Governo do Estado, professores e alunos conhecem o Arquivo do Fórum Cível
Colaboradores da Secretaria de Administração do Estado (Sead) e do Arquivo Público do Estado, professores e alunos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) conheceram, nesta segunda-feira (12), o Arquivo do Fórum Cível de João Pessoa, que abriga também o Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq) do Tribunal de Justiça da Paraíba.A juíza Cláudia Evangelina Chianca, que está interinamente respondendo pela direção do Fórum Cível da Capital, ressaltou a importância de abrir as portas para arquivistas, professores e estudantes de arquivologia no intuito de levar até eles o conhecimento das metodologias implementadas no Judiciário paraibano, especialmente no que diz respeito à transição do analógico para o digital.
“É Importante para que se entenda, sobretudo, essa fase de transição que passamos, de processos físicos para processos virtuais. Quem está de fora do mundo jurídico sequer tem noção da grandiosidade do trabalho que foi migrarmos de um trabalho de forma única e exclusivamente física, processos de papel, para esse novo método. E a importância que se conheça esse arquivo é para que se tenha a noção do volume de trabalho que tínhamos e até da dificuldade que tínhamos no manuseio dos processos”, disse a magistrada.
Aricélia Silva, chefe da Seção de Arquivo do Fórum Cível, explicou que durante a visita foram apresentadas as metodologias de organização documental dos processos judiciais e os sistemas de controle e informação utilizados pela equipe do Arquivo. “Nós conhecemos um pouco das instalações, sobre o nosso cotidiano no Arquivo, sobre a riqueza de materiais do nosso acervo e, sobretudo, conhecemos o RDC-Arq, que é um repositório digital arquivístico que tem toda uma característica de elementos que são essenciais da arquivologia e que dão toda uma credibilidade na hora de registrar informação”, pontuou.
Christhiny Masiero, diretora executiva de estratégia e transformação digital da Sead, ressaltou que o Governo do Estado está buscando melhores práticas para preservação de documentos e disse que o trabalho desenvolvido no Tribunal de Justiça da Paraíba nessa área é um bom exemplo para ser seguido.
“O Estado da Paraíba, desde a pandemia, justamente impulsionado por essa necessidade da produção de arquivos digitais, que a gente vem tendo toda essa preocupação. Todo esse movimento hoje e a necessidade que nós temos da preservação dos documentos é que nos faz buscar as melhores práticas. Já sabemos que o Tribunal de Justiça vem desenvolvendo um trabalho muito bom nessa área e buscamos essa troca de experiências. É buscar todo o conhecimento e a expertise do Tribunal e sempre de mãos dadas”, salientou.
A diretora do Arquivo Público do Estado, Rebeca Patrício, destacou que a troca de experiências traz sempre riqueza de informações. “Essa troca fortalece de maneira muito orgânica, muito cúmplice, até para a melhoria da gestão, no caso da gente, das documentações. Esse contato é realmente muito favorável para o desenvolvimento público”, acrescentou.
Agendamento de visitas - As visitas técnicas ao Arquivo do Fórum Cível devem ser agendadas com antecedência pelos telefones 3612-6196 e 3612-6197.
“Devido à importância da documentação, a gente recebe turmas de outras instituições e das universidades como UEPB e UFPB, sobretudo área de arquivologia, para entender um pouco da nossa organização, área de gestão, organização acessível da informação e o uso do sistema”, explicou Aricélia Silva.
Por Nice Almeida




















