Resgate de memórias: TJPB participa da 3ª Semana Nacional de Arquivos
O Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Gerência de Acervo, participou da 3ª Semana Nacional de Arquivos, que aconteceu em todo Brasil no período de 3 a 8 de junho. A iniciativa é uma promoção do Arquivo Nacional e da Fundação Casa de Rui Barbosa e é uma das ações previstas no Plano Setorial de Arquivos (2017-2027), elaborado pelo Colegiado Setorial de Arquivos do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) do Ministério da Cultura.
No dia 7 de junho, a Gerência de Acervo do Tribunal de Justiça da Paraíba, que tem à frente Bruno Lins, promoveu, às 8h30, uma visita mediada ao Arquivo Geral do TJPB e aos Arquivos do Fórum Criminal e Fórum Cível, que funcionam no Auditório do Complexo Judicial ‘Des. João Sérgio Maia’, em Mangabeira. Às 9h30, no mesmo local, ocorreu uma Mesa Redonda sobre a implantação do Arquivo Público do Estado da Paraíba (APEPB) e os desafios dos Arquivos do TJPB. Os trabalhos foram coordenados pelo supervisor da Gerência de Acervo Genildo Batista de Oliveira Filho e contou com a colaboração da servidora Germana Bronzeado.
“A 3ª Semana Nacional de Arquivos foi de extrema importância para os servidores que trabalham nos setores arquivistas do TJPB. Uma oportunidade de trocar informações com outras instituições ligadas aos Arquivos Públicos do Estado da Paraíba, bem como poder mostrar o trabalho desenvolvido no Arquivo do TJPB, aumentando nossa visibilidade e nos trazendo valiosas informações”, ressaltou Genildo.
Compuseram a mesa dos debates as servidoras Irene Rodrigues da Silva Fernandes (professora aposentada da UFPB), Maria Meriane Vieira Rocha (UFPB) e Rita São Paio, todas do Grupo de Estudos Arquivísticos (GEARQ); e os servidores do TJPB Josefa Marinho Ramos e Patrício da Silva Fontes.
A Semana é uma temporada de eventos em arquivos e conta com a participação de várias instituições de memórias de todo o país. O objetivo é aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os valiosos trabalhos nelas desenvolvidos. No Estado da Paraíba, além do Tribunal de Justiça da Paraíba, participaram a Assembleia Legislativa, a Fundação Casa de José Américo (FCJA), o Grupo de Estudos Arquivísticos (GEARQ), o Ministério Público da Paraíba, a Prefeitura Municipal de João Pessoa, a Secretaria de Estado da Administração da Paraíba (SEAD), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).











