Conteúdo Principal
Publicado em: 01/04/2014 - 08h14 Atualizado em: 01/04/2014 - 09h59

Romero Marcelo prestigia evento no Unipê que contou com presença de ministro do STJ

O presidente em exercício do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, participou da abertura da Aula Inaugural do “Mestrado em Direito e Desenvolvimento Sustentável ” , feita pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça, João Otávio de Noronha. A solenidade aconteceu na noite desta segunda-feira (31), na Sala dos Colegiados, no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).

A reitora Ana Flávia Pereira da Fonseca fez a abertura do evento e, em seguida, o vice-diretor da instituição de ensino superior, professor Osvaldo Trigueiro do Valle, fez a apresentação do ministro João Otávio, que também é membro do Tribunal Superior Eleitoral e diretor do Centro de Estudos Jurídicos do Conselho da Justiça Federal . “Homem de larga cultura jurídica e que vem se tornando raro, nos dias de hoje, na carreira jurídica”,enfatizou o professor. Ele aproveitou e saudou todos os presentes na pessoa de seu pai, Oswaldo Trigueiro.
Sobre o mestrado, a reitora disse que ele representa um marco na criação de um sonho e que o mesmo teve o apoio de importantes parceiros. “Esperamos que daqui pra frente sejamos um marco na área do Direito e do desenvolvimento sustentável “, preconiza a reitora.

Na ocasião, João Otávio enfatizou : mais do que aprimorar, um curso de mestrado, doutorado, tem que formar pesquisadores para desenvolver o direito.”Eles vão pesquisar não para a aplicação imediata no trabalho mas para que, no magistério, possam elaborar teses fazendo com que o pensamento jurídico evolua. É assim que se faz a evolução do direito”,concluiu o ministro.

Para o ministro é preciso assegurar às gerações futuras, as condições ideais para que elas alcancem suas necessidades. “ Não é tarefa fácil por que ao longo das últimas décadas houve um aumento do desenvolvimento humano, desprezando a qualidade desse desenvolvimento”,ressaltou
O presidente em exercício do Tribunal de Justiça, desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira ao louvar a iniciativa do Unipê, ressaltou que o Programa de Pós-graduação em Nível de Mestrado vai possibilitar a abertura de um leque de oportunidades para os operadores do Direito em nosso Estado.
Aprovado em dezembro passado pela Capes, órgão do Ministério da Educação (MEC),o mestrado em Direito do Unipê é o 1º da Paraíba e o 3º do Nordeste em uma instituição de ensino superior. O mestrado será coordenador pelos professores Alexandre Belo e Áurea Cecato.

Participaram da Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação, além da reitora e do vice-reitor, professores, alunos, coordenadores, várias autoridades como juízes, desembargadores, advogados, além do presidente da OAB- Secional Paraíba, Odon Bezerra.

Por Clélia Toscano

 

-----------
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711