Segunda turma de assessores de gabinetes passa por curso de “Gestão de Pessoas e Processos de Trabalho”
A Secretaria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Programas Especiais (Codes) realiza nesta quinta-feira (30) e amanhã, o curso sobre Gestão de Pessoas e Processos de Trabalho, voltado para atender a segunda turma de assessores de gabinetes e assistentes judiciários. A primeira turma que teve o mesmo público-alvo, passou pelo treinamento nos dias 24 e 25 do mês corrente.
O curso de Gestão de Pessoas já foi oferecido aos coordenadores, magistrados, servidores do Judiciário paraibano e desembargadores. É ministrado pelos professores Arturo Rodrigues Felinto e Ana Lúcia Carvalho de Souza e, realizado na Escola Superior da Magistratura (Esma), oferecendo aos participantes, embasamentos para gerenciamento de pessoas e maneiras de otimização dos trabalhos no setor.
De acordo com a coordenadora Maria dos Remédios Gonçalves dos Santos, a oferta do treinamento aos servidores dos gabinetes foi uma solicitação dos próprios desembargadores, pois perceberam que, no curso, são levantados todos os anseios da unidade judiciária.
Ela informou, também, que o curso foi bastante proveitoso em relação aos assessores de gabinetes que participaram no primeiro momento. “Por este motivo, e também pela procura, formamos uma terceira turma, que participará do treinamento nos dias 7 e 8 de outubro”, disse.
A coordenadora da Codes falou, também, que, com a conclusão da terceira turma, a maioria dos assessores terá sido atendida. “Todos os gabinetes indicaram servidores. O curso terá um efeito multiplicador, pois quando eles retornarem, passarão os conteúdos aos colegas que não tiveram a oportunidade de participar”, ressaltou.
Conteúdo - O treinamento de gestão inclui os seguintes temas: stakeholders e a nova organização; demanda contemporânea para a gestão de pessoas; comunicação e cultura organizacional; liderança; trabalho em equipe, pleno envolvimento nas transformações e nas mudanças; competências organizacionais e individuais e resultados organizacionais.
Em relação a processo de trabalho, serão tratados os seguintes assuntos: estrutura organizacional; processo administrativo; implantação de gerenciamento de processos, mapeamento e análise de processo.
Por Gabriela Parente




