Conteúdo Principal
Publicado em: 28/11/2011 - 12h00 Tags: Geral, Legado

“Semana Cultural Jackson do Pandeiro” terá palestra e shows nesta terça-feira na sede da Esma-PB

A Semana Cultural Jackson do Pandeiro será aberta, oficialmente, nesta terça-feira (29), às 19h30, na sede da Escola Superior da Magistratura (Esma), no Conjunto Altiplano Cabo Branco, em João Pessoa. Haverá palestra do jornalista Fernando Moura, um estudioso sobre a obra e a vida de Jackson do Pandeiro. Em seguida, às 20h30, acontecerá a apresentação musical dos magistrados Gustavo Urquiza e Marcos William e, depois, o encerramento do primeiro dia de atividades com um show do cantor e compositor Beto Brito.

Promovido pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Escola Superior da Magistratura (Esma) e da Diretoria de Fórum Cível “Desembargador Mário Moacyr Porto”, o evento teve pré-estreia na manhã dessa segunda-feira (28), no hall do Fórum Cível da Capital, com uma exposição de trabalhos artísticos e fotográficos de servidores, magistrados e até de apenados. A Semana Cultural se estenderá até o dia 1º de dezembro.

“Esse é um momento cultural e tem por objetivo a interação entre magistrados e servidores e a sociedade, através da arte,” disse o juiz Onaldo Rocha de Queiroga, que preside a comissão organizadora.

A abertura oficial nesta terça-feira (29) terá as presenças do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, e do diretor da Esma, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides.

Para o diretor do Fórum Cível, juiz Fábio Leandro de Alencar, que integra a comissão organizadora, o evento incentiva a atividade artística e promove meios para interagir com a sociedade pela cultura, descobrindo talentos e divulgando o trabalho de artistas que, muitas vezes, estão no anonimato. Pensamento também expressado pelo juiz Gustavo Procópio, um dos coordenadores da Esma, ao reiterar que o evento permite a integração dos juízes, servidores e a própria sociedade, utilizando a cultura. Com isso, o TJPB se alinha à meta 4, do CNJ, que prestigia a integração dos setores a partir do incentivo à produção cultural.

O presidente da AMPB, juiz Antônio Silveira Neto, considerou a iniciativa do Tribunal de Justiça positiva, e atende os objetivos do Poder Judiciário, através de juízes e servidores, quando busca interagir com a sociedade através do vetor cultural e todos os seus segmentos artísticos. Para ele, a exposição no hall do Fórum Cível é uma demonstração da importância que representa a “Semana Cultural”, em especial quando traz como tema central o brilhantismo de um dos paraibanos mais respeitados no cenário cultutal do país, que é Jackson do Pandeiro.

Na continuidade da programação, nesta quarta-feira (30), o artista Milton Marques  aborda o tema: “Da Literatura Erudita à Popular”. Depois acontecerá um momento poético com declamações dos servidores Ventura, Fernando Patriota, Fátima Pessoa e Mateus Lustosa Guedes. Às 20h30, a cantoria ficará por conta dos repentistas Daudete Bandeira e Antônio Costa. No encerramento, dia 1º, às 19h30, haverá apresentação musical do desembargador Romero Marcelo da Fonseca. Segue o grupo Cia de Teatro Oxente com a peça  “O dia em que a morte bateu as botas” e, no final, um show humorístico de Nairon Barreto, mais conhecido como“Zé; Lezin”.

Gecom/TJPB/gsn

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611