Semana da Conciliação será encerrada com ação do ‘Cejusc em Movimento’ em escola de Mangabeira
Ensinar as crianças a resolver conflitos por meio do diálogo é garantir que o futuro seja construído nas bases sólidas da cultura da paz. Sob essa ótica, é preciso levar até elas o conhecimento dos conceitos que sustentam esses pilares. É isso que o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) fará nesta sexta-feira (07), quando levará o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Cível e Família (Cejusc/Fesp) para a Escola Cidadã Integral Técnica João Gadelha de Oliveira Filho, em Mangabeira, na Capital.
A presença do ‘Cejusc em Movimento’ na unidade de ensino faz parte da programação de encerramento da Semana Nacional da Conciliação, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com presença ativa do TJPB, que abrange as comarcas de todo o Estado e foi aberta na segunda-feira (03).
“A ação educativa consiste em materializar a escola como um ambiente de vivência e garantia dos direitos humanos, em que as crianças possam vivenciar valores essenciais: o respeito, que reconhece a dignidade de cada ser humano; a empatia, que nos convida a compreender o outro; a importância do diálogo e da comunicação não violenta. O projeto que estamos gestando, focado na Comunicação Não Violenta e no protagonismo infantil, instrumentaliza a comunidade escolar para a resolução dialógica de conflitos, essencial à formação cidadã”, detalhou a juíza Ana Amélia Alecrim Câmara, coordenadora dos Cejuscs V e VI.
O objetivo é levar às crianças do 3º ano do ensino fundamental, de maneira lúdica, o entendimento sobre conciliação. Para isso, foi preparada uma série de atividades que inclui oficina de pintura com o tema ‘Conciliar é legal’; palestras sobre Comunicação Não Violenta (CNV), Mediação de Conflitos e Protagonismo Infantil. A palestra será ministrada pela coordenadora acadêmica do Cejusc Cível e Família, Silvana Vasconcelos.
Além da programação voltada para os estudantes, haverá atendimento às famílias com triagem pré-processual, que é uma etapa inicial realizada pelos Cejuscs antes da abertura formal de um processo judicial. Em termos simples, é um atendimento preliminar feito para analisar a demanda do cidadão e verificar se o conflito pode ser resolvido por meio de conciliação ou mediação, sem precisar entrar com uma ação judicial.
Por Nice Almeida





