Conteúdo Principal
Publicado em: 19/02/2018 - 19h14 Atualizado em: 15/03/2018 - 16h48 Tags: GEVID

Semana da Saúde Preventiva é retomada em atividade realizada no Fórum Cível da Capital

Equipe da Gevid em visita as seções do Fórum

Reduzir ausências no trabalho, levando qualidade de vida aos servidores e magistrados. Essa é a principal proposta da ‘Semana da Saúde Preventiva’, cujos trabalhos foram retomados, este ano, na tarde desta segunda-feira (19), no Fórum Cível da Capital, e vão até esta quinta-feira (22). O objetivo é estimular a realização de exames, a adoção de atitudes saudáveis e a prevenção de doenças, principalmente, relacionadas ao trabalho. O projeto é realizado pela Gerência de Qualidade de Vida em unidades judiciárias da Capital e Região Metropolitana.

A atividade contou com a presença da gerente de Qualidade de Vida (Setor vinculado à Diretoria de Gestão de Pessoas do TJPB), Valéria Beltrão, e de sua equipe. A Gerência elaborou um cronograma para todo o ano de 2018, dividido em oito etapas. A primeira, será encerrada no dia 28 de março.

“A ideia é focar na sensibilização e estimulação dos exames periódicos dos servidores e magistrados, a fim de que eles sejam acompanhados por uma equipe multidisciplinar (psicólogos, nutricionistas, fisioterapeuta, acupunturista auricular, médicos, terapeutas). Daremos uma atenção especial aos casos já detectados de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho”, ressaltou Valéria Beltrão.

As atividades da Semana envolvem, ainda, palestras, com enfoque especial para a Saúde Mental, onde serão abordados temas como autoestima, depressão e ansiedade. “A ação ocorrerá no próprio ambiente de trabalho e sem a necessidade de deslocamento do servidor”, esclareceu a gerente. Valéria disse, também, que é importante fazer o acompanhamento desses servidores, para que tenham orientações que resultem numa melhor qualidade de vida.

O diretor do Fórum Cível, juiz Carlos Antônio Sarmento, afirmou que a realização da Semana busca oferecer aos servidores e magistrados a oportunidade de terem um acompanhamento mais eficaz com relação à saúde. “Essa preocupação trará benefícios a todos e também para a Administração do Judiciário, que, ao investir na saúde preventiva, estará evitando que os servidores e magistrados adoeçam e permaneçam por mais tempo em casa”, ressaltou o diretor.

A Semana da Qualidade de Vida inclui programação de visitas ao Fórum de Mangabeira, Santa Rita, Bayeux e Cabedelo, além da Escola Superior da Magistratura (Esma), Corregedoria Geral de Justiça, Fórum da Infância e Juventude, e Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

Cronograma da Etapa I – Até esta quinta-feira (22), as equipes multidisciplinares atuarão no Fórum Cível. Na semana seguinte (26/02 a 01/03), as atividades serão realizadas no Fórum de Mangabeira. No Fórum Criminal, a Semana ocorrerá de 05/03 a 08/03.

Da Região Metropolitana, a previsão é atender Santa Rita de 12/03 a 15/03; Bayeux, de 19/03 a 22/03; e Cabedelo, nos dias 26 e 27 de março.

A primeira etapa será encerrada no dia 28 de março, com atuação das equipes na Vara da Infância e Juventude e no Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, ambos na Capital.

Por Clélia Toscano

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611