Conteúdo Principal
Publicado em: 05/09/2014 - 12h45 Atualizado em: 24/09/2020 - 16h50

Semana de Conciliação promove em dois dias mais de 80% de acordos ou sentenças prolatadas

Semana de Conciliação em Sapé

Conforme números divulgados pela coordenação da Semana de Conciliação da comarca de Sapé, nos dois primeiros dias de atividades foram homologadas 117 sentenças e realizadas 156 audiências, além de 23 transações. O regime de jurisdição conjunta nas três varas mistas ocorre até esta sexta-feira (5), no Fórum “Desembargador Joaquim Sérgio Madruga”.

A Semana buscou, nos cinco dias, uma prestação jurisdicional mais célere e, também, a diminuição da taxa de congestionamento dos processos. Na unidade foram agendadas cerca de 360 processos, envolvendo ações de família, juizados especiais cíveis e criminais, tarifas bancárias e revisões de contratos, este último em maior número. A 1ª Vara de Sapé colocou 120 processos na pauta, enquanto a 2ª dispôs 98 e, a 3ª ,142.

Para a juíza da 1ª Vara Mista, Virgínia de Lima Fernandes Moniz, todas as varas estão alcançando mais de 80% de acordos ou sentenças prolatadas em audiências. “O resultado disso é o alcance de uma celeridade maior da Justiça, com a economia de atos processuais a serem praticados, futuramente, já que as partes saem daqui intimadas”, disse a magistrada.

Ela também fez questão de ressaltar que o esforço concentrado possibilitou abreviar várias fazes do processo e, com isso, alcançar a meta maior da Semana de Conciliação, que é desafogar as três varas mistas da comarca de Sapé.

Quanto a realização de novos regimes especiais na unidade judicial, a juíza Virgínia Moniz afirmou, ainda, da possibilidade, periodicamente, com o apoio do Núcleo Permanente de Conciliação de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). “Queremos manter essa parceria com o Núcleo de Conciliação”, assegurou.

Também estão participando da Semana, as magistradas Érica Virgínia Pontes da Costa e Silva, da 2ª Vara e diretora do Fórum, e Juliana Maroja, da 3ª Vara.

A proposta inicial foi pautar os processos distribuídos até o dia 31 de maio do corrente ano, e que ainda estavam pendentes de julgamentos de méritos. Os feitos foram indicados pela serventia judicial e submetidos ao crivo das três juízas titulares de cada unidade judicial.

Por Marcus Vinícius

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711