Conteúdo Principal
Publicado em: 09/10/2017 - 17h46 Tags: GEVID

Semana de Saúde Preventiva inicia no TJPB com atividades sobre prevenção do câncer de mama

‘A importância da atividade física na prevenção do câncer’ foi o tema da palestra ministrada, na tarde desta segunda-feira (09), no Auditório Alcides Carneiro, no prédio do Tribunal de Justiça da Paraíba. A exposição deu início à programação da Semana de Saúde Preventiva do mês de outubro. Explanaram o tema a fisioterapeuta Aglaê Dias Albuquerque e o educador físico Tarcísio Vieira, ambos da equipe multidisciplinar da Gerência de Qualidade de Vida do TJ (Gevid), vinculada à Diretoria de Gestão de Pessoas.

Seguindo o cronograma, haverá mais duas palestras, às 15 horas, no mesmo auditório. Na terça-feira (10), o tema será ‘Nutrição e o câncer’, com participação das nutricionistas da equipe multidisciplinar. Na mesma ocasião, será ministrada oficina de nutrição, enfatizando alimentos que previnem o câncer. A palestra do dia 11 abordará ‘A Saúde da mulher moderna’.

A Semana de Saúde Preventiva deste mês enfoca a prevenção do câncer de mama, em apoio à Campanha Outubro Rosa. O movimento é celebrado, anualmente, no referido mês, sendo o período de maior incentivo à prevenção ao câncer de mama em todo o mundo. No entanto, a gerente de Qualidade de Vida do TJPB, Valéria Beltrão, destaca: “o cuidado e a conscientização devem ser constantes, durante todo o ano. Afinal, as alterações e sintomas podem aparecer a qualquer momento”.

“Nós da Gevid estamos sempre engajados em movimentos de prevenção, seguindo o calendário da Organização Mundial de Saúde. No mês passado, tratamos de depressão e doenças psíquicas e, nesse mês, dedicamos nossa atenção ao câncer de mama, que é uma doença devastadora. É o câncer que mais acomete e causa morte entre as mulheres no Brasil. Trazendo para o Judiciário estadual, vemos que as servidoras mulheres estão em menor número, por isso é ainda mais importante abordar esse tema e disseminar a prevenção”, relata Aglaê Dias.

Durante a palestra, a fisioterapeuta destacou a importância da prática de atividades físicas, lembrando que o sedentarismo está diretamente ligado à obesidade que, por sua vez, é um fator de risco para a incidência do câncer. “A atividade permite que possamos atuar no primeiro nível de prevenção que é a adoção de hábitos saudáveis. Isso inclui, também, a alimentação saudável, o não tabagismo e o não alcoolismo”, esclareceu.

Benefícios
Conforme foi apresentado pela equipe da Gevid, a prática de atividades físicas atua na prevenção de câncer de mama e, também, câncer de colo do útero, do endométrio, de pulmão, próstata, fígado e rins. Interfere, beneficamente, no controle do peso, aumenta a produção de células de defesa no organismo, melhora a qualidade de vida, promove a longevidade, aprimora a capacidade física e ajuda na regulação do sono e pressão arterial.

Atividades
O educador físico Tarcísio Vieira salienta que é importante haver constância na realização dos exercícios para a ação preventiva ser efetiva. “Não adianta ser uma coisa esporádica, para contar como hábito saudável precisa ser praticado duas ou três vezes por semana”, explica. Tarcísio exemplificou, ainda, que atividades podem ser feitas: caminhada com ritmo, bicicleta, dança, pilates, musculação e atividades aquáticas.

Durante a ocasião, o educador físico ministrou uma oficina acerca de exercícios físicos que podem ser feitos em casa.

“É importante ressaltar, também, que mesmo após o diagnóstico de câncer, durante e depois do tratamento, os exercícios não devem ser interrompidos. Certamente, precisa de acompanhamento e da autorização do médico, mas existem atividades que podem ser associadas ao tratamento, respeitando as especificidades e cuidados para cada fase. É muito bom para ajudar na recuperação e elevar a autoestima, com a força de vontade e superação de limites”, concluiu o educador físico.

Por Marília Araújo (estagiária)

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611