Semana Nacional de Conciliação começa na próxima segunda e TJPB pede empenho de magistrados
Na próxima segunda-feira (7), tem início a Semana Nacional de Conciliação. O movimento vai até o dia 11 e tem como objetivo estimular a população a usar a conciliação para a solução de conflitos processuais. Visa, ainda, garantir a mobilização dos órgãos do Judiciário no cumprimento da Meta 2, que prevê o julgamento, até o fim deste ano, dos processos distribuídos até 2005.
O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, disse, em recente entrevista concedida a esta Coordenadoria de Comunicação Social, que espera o empenho de todos os juízes e servidores para que se possa obter o maior número de acordos possíveis.
“Todo apoio necessário foi dado, para que a Semana aconteça de forma eficaz e consiga atender os anseios das partes envolvidas nos conflitos. Para isso, é preciso que os magistrados coloquem o maior número de processos aptos para conciliação em pauta”, disse o presidente.
O coordenador da Semana Nacional de Conciliação na Paraíba, juiz titular da 2ª Vara de Família da comarca de João Pessoa, Sivanildo Torres Ferreira, esteve, no início deste mês, em Brasília-DF. Em reunião com representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foram debatidas estratégias para o envolvimento dos magistrados na busca de bons resultados conciliatórios, durante o período destinado aos acordos.
Segundo o magistrado, a campanha “servirá para demonstrar aos jurisdicionados a real necessidade de conciliar e os benefícios do acordo para todas as partes envolvidas nos processos”.
Sem feriadão – Conforme o secretário administrativo do Tribunal, Aurélio Osório de Aquino, uma das medidas adotadas pela Presidência do TJ, objetivando o bom desempenho das atividades da Semana Nacional de Conciliação na Paraíba, foi não “imprensar” a segunda-feira, que antecede o feriado de Nossa Senhora da Conceição, dia 8 de dezembro (terça-feira).
Por Fernando Patriota