Conteúdo Principal
Publicado em: 04/10/2010 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJPB participam da implantação de sistema em Cabo Verde, na Africa

Dois técnicos do Tribunal de Justiça da Paraíba embarcaram, nesta segunda-feira (4), para Cabo Verde, na Africa. O objetivo é a atuação direta na implantação do sistema eletrônico de Execuções Penais (VEP Virtual), no Tribunal de Justiça daquele país. A participação atende ao convite feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a partir de um Termo de Cooperação Técnica firmado com o Ministério da Justiça de Cabo Verde.

O TJPB indicou o coordenador de Suporte e Redes, Henrique Porto, e a analista de sistemas, Evelline Prudêncio, que participarão de 05 a 08 deste mês, da implantação e transferência de conhecimento do sistema junto ao Supremo Tribunal de Justiça daquele país. Acompanham os técnicos da Paraíba, o juiz do CNJ, Paulo Cristovão de Araújo Silva Filho.

O sistema eletrônico de Execuções Penais foi desenvolvido pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), com o apoio de recursos do CNJ. Ele é implementado na linguagem  'Java',  utilizando banco de dados 'Oracle'. Além da Paraíba, o sistema já funciona nos Estados da Bahia, Piauí e Maranhão.

“A VEP Virtual é, reconhecidamente, uma solução das mais modernas em termos de tecnologia, e que atende plenamente às necessidades das Varas das Execuções Penais dos Estados”, disse o coordenador de Desenvolvimento de Sistema do TJPB, José Teixeira de Carvalho Neto.

Já  a secretária de Tecnologia da Informação (TI) do Tribunal, Lourdes Maria Coutinho, informou que “a implantação do sistema em outro país de língua portuguesa, é o reconhecimento da qualidade dos sistemas desenvolvidos na Paraíba e, também, um marco para a atual gestão”.

Todas as passagens e diárias serão custeadas pelo CNJ

Por Clélia Toscano

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611