Servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação do TJPB participam da implantação de sistema em Cabo Verde, na Africa
Dois técnicos do Tribunal de Justiça da Paraíba embarcaram, nesta segunda-feira (4), para Cabo Verde, na Africa. O objetivo é a atuação direta na implantação do sistema eletrônico de Execuções Penais (VEP Virtual), no Tribunal de Justiça daquele país. A participação atende ao convite feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a partir de um Termo de Cooperação Técnica firmado com o Ministério da Justiça de Cabo Verde.
O TJPB indicou o coordenador de Suporte e Redes, Henrique Porto, e a analista de sistemas, Evelline Prudêncio, que participarão de 05 a 08 deste mês, da implantação e transferência de conhecimento do sistema junto ao Supremo Tribunal de Justiça daquele país. Acompanham os técnicos da Paraíba, o juiz do CNJ, Paulo Cristovão de Araújo Silva Filho.
O sistema eletrônico de Execuções Penais foi desenvolvido pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Sistemas da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), com o apoio de recursos do CNJ. Ele é implementado na linguagem 'Java', utilizando banco de dados 'Oracle'. Além da Paraíba, o sistema já funciona nos Estados da Bahia, Piauí e Maranhão.
“A VEP Virtual é, reconhecidamente, uma solução das mais modernas em termos de tecnologia, e que atende plenamente às necessidades das Varas das Execuções Penais dos Estados”, disse o coordenador de Desenvolvimento de Sistema do TJPB, José Teixeira de Carvalho Neto.
Já a secretária de Tecnologia da Informação (TI) do Tribunal, Lourdes Maria Coutinho, informou que “a implantação do sistema em outro país de língua portuguesa, é o reconhecimento da qualidade dos sistemas desenvolvidos na Paraíba e, também, um marco para a atual gestão”.
Todas as passagens e diárias serão custeadas pelo CNJ
Por Clélia Toscano