Servidores do Poder Judiciário estadual participam de curso sobre Libras até o dia 11 de junho
O curso sobre “Língua Brasileira de Sinais (Libras)”, destinado aos servidores da secretaria do Tribunal de Justiça do Estado e das serventias das comarcas da Capital e da Região Metropolitana de João Pessoa (Bayuex, Cabedelo e Santa Rita), termina no próximo dia 11 de junho. O treinamento é promovido pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Programas Especiais (Codes) do TJPB.
Segundo a coordenadora da Codes, Maria dos Remédios Gonçalves dos Santos, o treinamento busca capacitar os funcionários com a língua de sinais, que é reconhecida pela Lei nº 10.436/2002 e pelo Decreto nº 5.626/2005. “O objetivo é qualificar os servidores para o uso desse instrumento de comunicação, para que se permita maior acesso dos jurisdicionados portadores de deficiência auditiva ao Poder Judiciário”, ressaltou a coordenadora.
“Poder aprender a segunda língua oficial do nosso País é ultrapassar as barreiras do preconceito e descobrir que existe um universo de pessoas ávidas por comunicação. Estou adorando”, comentou a servidora da 1ª Vara da comarca de Cabedelo, Rita de Cássia Montenegro Menezes.
O curso está sendo ministrado pelo instrutor Fellipe Soares, da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad). As aulas foram iniciadas no dia 9 de abril e ocorrem sempre às sextas-feiras, das 8h às 12h, totalizando 40 horas/aula.
A parceria foi firmada com a Funad por ser o órgão estatal responsável pelo atendimento às pessoas portadoras de deficiência física, mental, auditiva, visual e múltipla. A Fundação presta, ainda, atendimento às crianças superdotadas, acidentados de trânsito, sequelado de hanseníase e aqueles que necessitam de educação especial.
Por Marcus Vinícius Leite