Conteúdo Principal
Publicado em: 06/12/2017 - 18h45 Atualizado em: 07/12/2017 - 13h24 Tags: Tecnologia

Servidores do TJPB ministram palestras no Simpósio Paraibano de TI e Gestão Pública na Capital

Servidores do TJPB apresentaram trabalho no Simpósio

O Tribunal de Justiça da Paraíba participou, nesta quarta-feira (6), do 'Simpósio Paraibano de TI e Gestão Pública', que reuniu profissionais dos órgãos públicos estaduais atuantes na área de Tecnologia da Informação (TI), com o objetivo de promover o compartilhamento de conhecimentos sobre soluções e inovações tecnológicas. No período da manhã, os analistas da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do TJPB, Gedvan Pereira Dias e Herbet Ferreira Rodrigues, ministraram palestra sobre o Guia de Usabilidade e Interface de Aplicações (GUIA) da Ditec. À tarde, o analista Carlos Diego Quirino Lima expôs sobre Automação de Testes de Software. O evento ocorreu no Auditório do Tribunal de Contas do Estado, nos dias 5 e 6 de dezembro.

Durante o Simpósio, os agentes públicos relataram casos de sucessos, analisaram metodologias e apresentaram ferramentas de desenvolvimento de software e de gestão de projetos, bem como tendências na área, que possibilitarão a prestação de um serviço público de qualidade.

Sobre o GUIA, o analista Gedvan Dias explicou que se trata de um documento, que define diretrizes visuais e de interfaces com o usuário. “Ou seja, estabelece a aparência, a estrutura e o layout visual dos sistemas, além do comportamento de alguns componentes. Define um padrão que é seguido por todos os outros programas desenvolvidos pela Ditec, o que facilita a utilização pelo usuário”, apontou.

Na ocasião, o analista Herbet Ferreira destacou que o Simpósio foi uma oportunidade para trocar ideias na resolução dos problemas referentes à TI. “Uma experiência muito boa, pois pudemos verificar que os problemas que nós temos no TJ acontecem, também, nos outros órgãos. Conseguimos debater o assunto e verificar as soluções”, ressaltou. Ao final da palestra, os analistas do TJPB responderam a perguntas e tiraram dúvidas dos outros servidores.

Já na conferência sobre Automação de Testes, o analista do TJPB e professor universitário, Carlos Diego, esclareceu que a principal proposta é a substituição do esforço humano repetitivo pelo trabalho do computador, na hora de testar telas de sistemas. Para o analista, o evento promove discussões ricas, de alta qualidade.

“São discussões novas, com uma ideia colaborativa de troca de tecnologias entre as instituições envolvidas. Estamos fazendo isso com um escopo local, mas que já nos permite uma integração de forma significativa”, analisou.

Para o gerente de sistemas do Tribunal de Justiça da Paraíba, José Teixeira de Carvalho Neto, este evento pioneiro vem mostrar que, na Paraíba, existem muitas pessoas qualificadas, trabalhando na área de Tecnologia da Informação.

Além do TJPB, participaram representantes dos seguintes órgãos: Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (CODATA), Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (DATAPREV – PB), Polícia Federal da Paraíba, Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE - PB), Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e Tribunal Regional do Trabalho – 13ª Região (TRT).

Por Tatiana de Morais e Gabriela Parente

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611