Servidores do Tribunal de Justiça participam de treinamento para operar o sistema BRBJus
Assessores de desembargadores e servidores da gerência judiciária do Tribunal de Justiça da Paraíba participaram de uma capacitação sobre o BRBJus na sede da Escola Superior da Magistratura da Paraíba, nesta sexta-feira (4).
O BRBJus é um sistema de gerenciamento, administração de depósitos judiciais e também de emissão de alvará judicial, segundo explicou a diretora de economia e finanças do TJPB, Izabel Izidoro da Nóbrega, uma das palestrantes no curso. “Ele é um sistema muito moderno que foi disponibilizado pelo BRB em razão do contrato que a gente firmou com essa instituição financeira para administração dos depósitos judiciais e expedição de alvará”, informou.
De acordo com a diretora de economia e finanças, através do Sistema BRBJus é possível que os magistrados tenham completa ciência dos depósitos que estão na unidade, possam fazer toda administração desses depósitos, tenham acesso aos extratos e consigam emitir o alvará via pix, que é feito de maneira imediata ocasionando muita eficiência e celeridade no cumprimento desses alvarás.
“O sistema é um marco de eficiência porque ele vai possibilitar o cumprimento imediato dos alvarás. Antes era feito via e-mail e demorava alguns dias para ser cumprido e, agora, é cumprido de maneira imediata e automática porque o pix em poucos segundos é executado e o alvará cumprido, então, realmente, é um ganho muito grande para a administração do Tribunal e para a prestação jurisdicional”, explicou Izabel Izidoro.
A analista sênior do BRB, Salvadora Vitorino, avaliou que a capacitação é importante para os servidores do TJPB poderem gerir as contas judiciais. “É um sistema automaticamente seguro, intuitivo, e com ele os servidores vão conseguir gerir todas as contas, todos os processos que estão na sua unidade, além de trazer agilidade e segurança”, assegurou.
A assistente jurídica do Fórum Cível de João Pessoa, Ana Valdete Nunes Valdevino, considerou fundamental essa qualificação para o profissional. “O Tribunal está sempre muito preocupado em nos formar com conteúdo importante para o nosso dia a dia e esse treinamento vai nos preparar para o exercício da nossa função com mais segurança. Estamos muito satisfeitos”, disse a servidora, que participou do curso.
O BRBJus para o 2º Grau treinou os servidores para agir desde os primeiros passos para navegar na plataforma até o uso de operações essenciais, com foco em alvarás, transferências, consultas, relatórios e demais funcionalidades relevantes do cotidiano forense.
Por Walquiria Maria