Conteúdo Principal
Publicado em: 01/09/2021 - 10h48 Atualizado em: 01/09/2021 - 11h51 Tags: Setembro Amarelo

‘Setembro Amarelo’: Tribunal de Justiça da Paraíba abre campanha de prevenção ao suicídio

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente o “Setembro Amarelo”. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano. O Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Gerência de Qualidade de Vida (Gevid), da Diretoria de Gestão de Pessoas, organizou uma ampla programação, para prevenir, orientar e acompanhar servidores, magistrados e seus familiares que, eventualmente, apresentem sintomas que possam levar ao suicídio. 

“Dentro da nossa programação vão acontecer webinários, rodas de conversa, disponibilização de cartilhas no site do Tribunal e veiculação de vídeos. Esse material é voltado à prevenção do suicídio e o tratamento da depressão, uma de suas principais causas. Toda a produção também será encaminhada aos e-mails institucionais”, adiantou a gerente em exercício da Gevid, Daniela Menezes. O webnário será realizado no próximo dia 14, das 11h às 13h, em parceria com a Escola Superior da Magistratura (Esma).  “Também vamos viabilizar dicas preventivas nas redes sociais do Tribunal de Justiça e o site do Poder Judiciário estadual já está com detalhes em amarelo”, acrescentou Daniela Menezes, que é assistente social de formação. Por fim, disse que "Agora os atendimentos ocorrem todos os dias da semana. O plantão de escuta, será uma atividade a mais, por causa do setembro amarelo".

No Brasil, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos e mais de um milhão no mundo. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. O levantamento da ABP revela que cada vez mais casos de suicídio acontecem, principalmente, entre os jovens. “A partir da próxima semana, faremos um plantão de atendimento de urgência de escuta psicológica. No primeiro semestre deste ano, nosso Setor de Psicologia atendeu, individualmente, 3.134 pessoas”, revelou a gerente em exercício.

O atendimento acontece sempre às quintas-feiras, das 18h às 21h. Os números de contatos dos profissionais serão disponibilizados no início da próxima semana. Dados do Ministério da Saúde mostram que o suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que o HIV e muitos tipos de câncer. O movimento “Setembro Amarelo”, iniciativa brasileira para ampliar o impacto do dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, quer sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão. Para saber mais, acesse www.setembroamarelo.org.br.

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611