Conteúdo Principal
Publicado em: 17/09/2010 - 12h00 Tags: Geral, Legado

STI apresenta novas mudanças à Comissão de Aprimoramento do e-Jus

Na manhã desta sexta-feira(17), foi realizada mais uma reunião entre a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal de Justiça da Paraíba e a Comissão de Aprimoramento do Sistema e-Jus. Na oportunidade,  a STI apresentou novas mudanças, que estão sendo inseridas no sistema, com a intenção de torná-lo mais dinâmico e eficiente. As alterações foram implementadas, tendo como base as sugestões apresentadas por magistrados e pela comissão.

A reunião, que aconteceu na biblioteca do Fórum Cível “Desembargador Mário Moacyr Porto”, na Capital, contou com a presença dos membros da Comissão de Aprimoramento formada pelo coordenador Estadual dos Juizados Especiais, juiz Adhailton Lacet Correia Porto, e pelos juízes Gustavo Leite Urquiza, Juliana Duarte Maroja e José Geraldo Pontes. Participaram, ainda, a secretária da STI, Lourdes Maria Coutinho; o coordenador de Desenvolvimento de Sistemas, José Teixeira Neto, a servidora da STI Evelline Prudêncio e o conciliador Leandro Veras.

Foram lançadas três atualizações do sistema e-Jus: a versão 1.1 e a versão 1.1.1, liberadas no mês de junho deste ano e a versão 1.2, no dia 03 de agosto. A versão 1.2.1 foi disponibilizada  no dia 27 de agosto deste ano. Por fim, a versão 1.3, que foi apresentada na reunião desta sexta, deve ter seus novos mecanismos implementados a partir desta segunda-feira (20).

Os novos recursos apresentados foram: a alteração no fluxo das ações originárias das TR; Livro de transatores; cadastro de testemunha; habilitação/intimação de advogado de vítima; opção de sentença prolatada em audiência; alteração de endereço de parte no momento do cadastro da ação; chancela digital dos documentos; inclusão de filtro (por valor da ação), mas buscas de processos; melhoria nas listagens obtidas por filtro; inclusão de juntada da petição em lote e ajustes nas listagens de audiências.

O juiz Adhailton Lacet disse que com a nova versão “houve uma melhora no manuseio pelos usuários do processo”. Ele disse, ainda, que há possibilidade de aprimoramento com a implementação de novas versões e que outras reuniões serão marcadas. O coordenador informou, também, que, já nesta segunda-feira, serão definidas datas para o treinamento dos servidores e magistrados que utilizam o e-Jus.

E-Jus - O Sistema e-Jus foi implantado em 2007, inicialmente em Campina Grande, depois em João Pessoa e já chegou nas Comarcas de Cabedelo, Mamanguape, Cajazeiras, Sousa e Guarabira.

A função do e-Jus é o peticionamento eletrônico, ou seja, o processo entra online e o advogado pode peticionar de onde estiver, de casa ou de qualquer lugar. Ele pode tramitar de forma virtual até o término. Não existe mais papel, a assinatura é digital, os juízes despacham e sentenciam digitalmente.

Da Coordenadoria (com colaboração do estagiário Ramon Costa)

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611