Conteúdo Principal
Publicado em: 27/02/2008 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Sucesso total o Projeto Saúde Cidadã na Toca de Assis


A  presidente da Associação das Esposas dos Magistrados paraibanos, a médica Socorro Montenegro realizou uma ação gigante em sua gestão, com a conclusão do Projeto Saúde Cidadã, realizado na Toca de Assis, entidade que funciona há cincos anos, na praia de Manaira e que abriga homens que não têm onde viver dignamente.


O Projeto teve duração de três meses, numa parceria com a equipe do Setor Médico do Tribunal de Justiça, sob a coordenação do ortopedista Ronaldo Mendonça, que consistiu em levar orientação e tratamento médico em favor dos cidadãos ali acolhidos. Nesta primeira etapa foram beneficiados os moradores da Toca de Assis.


O Projeto Saúde Cidadã é dá maior importância, tendo nascido na gestão da advogada Berenice Paulo Neto, ocorrido no Vila Vicentina, na Torre, quando à época a médica Socorro Montenegro era Coordenadora da Administração.


O Saúde Cidadã representa um trabalho de equipe de base, formado por um grupo multidisciplinar composto por médicos, enfermeiros, odontologos, fisioterapeutas, nutricionista, psicólogos e assistente social.
 
Emoção e agradecimento
 
 ¿Sobre o Projeto Saúde Cidadã e só temos a agradecer a todos que colaboraram, que estiveram aqui empenhados no avanço de nosso projeto. A toda a equipe médica do TJ, ao Secretário de Agricultura do Estado, Francisco Quintans o engenheiro e técnicos da Emater Idaril Nunes Ferreira e Henrique Jorge, ao pessoal da Emepa, Glória de Lourdes Vieira e Ivonete Nunes Ferreira, ao empresário Paulo Germano Ribeiro Coutinho que fez a doação do adubo, ao senhor Luiz Pereira de Oliveira que doou um carro de mão, a empresária Anadélia Sousa que fez a entrega de um aparelho de Tevê e aos irmãos Augusto e Cristóvão, também Henrique, Paulo e Jairan que estão caminhando para a consagração, enfim, a todos que participaram do projeto¿, disse a presidente da Aemp.
 
Avaliação positiva
 
O irmão paulista Augusto, o guardião da Toca de Assis, declarou que o Projeto Saúde Cidadã desenvolvido naquele abrigo, significou renovação: ¿Muita alegria, um renovamento nos ânimos de todos nós. O Projeto Saúde Cidadã é uma obra de Deus. É assim que eu posso resumir a grandeza do presidente e da sua esposa, em nos ajudar¿.


O irmão Augusto não está só nessa luta. Os irmãos Cristóvão, Henrique, Paulo e Jairan dividem as tarefas da Toca do Assis, um trabalho cuja singeleza nos remete para os primórdios, quando o patrono da Casa, São Francisco de Assis realizava peregrinações  e ações que até hoje são exemplos reais de solidariedade.


O irmão Augusto está há  quase um ano em João Pessoa, desenvolvendo o trabalho de guardião da Toca do Assis. ¿, frisou o irmão Augusto.


No momento, A Toca de Assis têm vinte irmãos internos.
 
A horta de vento em popa
 
A presidente da AEMP solicitou à Secretaria da Agricultura, cujo titular da pasta é Francisco de Assis Quintans e foi atendida de imediato. Engenheiros agrônomos e técnicos da Emater estiveram no local, fizeram um levantamento da área e deram o aval. Ali nasceu a horta da Toca do Assis que está de vento em popa.


 O técnico agrônomo Henrique Jorge, considerou valiosa à participação deles no Projeto Saúde Cidadã. ¿Muito importante, até demais. Além da terapia ocupacional, as hortaliças vão servir para o consumo¿., considerou. A horta além de servir de trabalho, os alimentos serão substâncias no cardápio da Toca de Assis. E isso é fundamental.
 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611