Sustentabilidade com metodologia restaurativa terá foco em adolescentes do sistema socioeducativo
Com base na metodologia da ‘Trilha Renovar’, a coordenadora adjunta do Núcleo de Justiça Restaurativa (Nejure) do Tribunal de Justiça da Paraíba, juíza Ivna Mozart, presidiu uma reunião para desenvolver iniciativas interdisciplinares que promovam, de forma integrada, a inclusão social e a conservação ambiental em ecossistemas estratégicos da Paraíba e de Pernambuco.
A proposta do projeto é impactar, positivamente, pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio de ações voltadas à formação cidadã, capacitação profissional e inovação social.
Ao mesmo tempo, o projeto vai contribuir para a conservação e valorização dos biomas locais, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e o equilíbrio ambiental das regiões envolvidas. “No caso específico do encontro de trabalho, que aconteceu nesta terça-feira (1), é voltado a grupos vulneráveis e dentro da nossa perspectiva o foco será trabalhar com adolescentes em comprimento de medida socioeducativa”, adiantou Ivna Mozart. A ‘Trilha Renovar’ é um projeto coordenado pelo Laboratório de Inovação do TJPB, do qual no Nejure é parceiro, junto com o Tribunal de Justiça de Pernambuco e o Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT-13).
Também participaram Suerda Gabriela Araújo (supervisora do Nejure), Antônio Gama Lima (servidor do Nejure de João Pessoa)Raul Alexandre Lopes - servidor do Nejure de Campina Grande), Tatyanna Nadabia de Souza Lima Paes (coordenadora do Laboratório de Inovação do TJPB) e Viviane Sousa (coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade no Laboratório de Inovação).
"Nós buscaremos desenvolver a Justiça Restaurativa, como prática metodológica para subsidiar toda a Trilha, e na dimensão social, em específico, nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Campina Grande, através do Cejure da Comarca, que lá já está instalado”, comentou Suerda Gabriela Araújo.
Por Fernando Patriota




