Conteúdo Principal
Publicado em: 21/01/2014 - 16h20

Telejudiciário amplia horário de atendimento e emite quase 180 mil certidões no Estado em um ano

O aumento na emissão de certidões pelo Telejudiciário, setor do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em 2013, evidencia a busca do cidadão pela Justiça. Comparando-se com os últimos dois anos: foram realizados 234.000 atendimentos para emissão de certidões cíveis e criminais em 2011/2012. Já em 2013, esse número aumentou para 650 distribuições diárias, totalizando 177.802, nas 11 comarcas onde o setor está instalado.

Na Capital, a equipe da gerência decidiu ampliar o horário de funcionamento e propiciar mais conforto à sociedade. “A restrição no horário ocasionava um grande acúmulo de pessoas na frente do anexo administrativo. Por isso nos organizamos, internamente, para atender a demanda”, explicou Emília Lustosa, gerente do setor.

Com aprovação da Diretoria Especial, a unidade na Capital, que funciona no Anexo Administrativo do TJPB, passou a funcionar das 8h às 19h. Contudo, nas demais comarcas, o horário de atendimento do Telejudiciário respeita o funcionamento dos Fóruns.

Engajados, também, no bem estar do indivíduo que mora no interior do estado, desde o início da atual gestão do TJPB, a presidente Fátima Bezerra Cavalcanti, através do ato 67/2013, permitiu que os gerentes dos fóruns possam liberar certidões positivas, bem como aquelas que necessitam de conferência, a exemplo do casos das homônimas. Após essa permissão, o cidadão não precisa mais se deslocar para as unidades de João Pessoa, Patos ou Campina Grande para receber a sua documentação. Ele pode, simplesmente, se dirigir ao fórum de sua cidade.

Outra iniciativa para melhorar o atendimento ao público é a utilização de máquinas de autoatendimento em algumas unidades judiciárias da Capital, os chamados Totens (Terminal de Autoatendimento Eletrônico). Atualmente, os equipamentos estão em fase de testes no próprio TJPB. Após esse período e aprovação, o uso da tecnologia deve ser estendido até os Fóruns das comarcas de Patos, Pombal, Cajazeiras, Sousa, Campina Grande, Santa Rita, Bayeux, Guarabira e Cabedelo.

Sobre o desejo de tornar o Telejudiciário um setor de referência no Tribunal, a gerente informa que prestar todos esses serviços tem sido um desafio para a equipe. “Faço questão de destacar a colaboração de todos. Contamos com um corpo funcional altamente qualificado e comprometido com a busca incansável de contribuir para atender o cidadão”, afirmou Emília.

Maior demanda - O Fórum Cível Mario Moacyr Porto é a unidade do estado que realiza mais atendimentos à população. Nesse local, o Telejudiciário conta com uma equipe de quatro servidores que realizam, em média, 400 atendimentos presenciais por dia.

Atendimento por telefone - Entre outras atribuições, o setor disponibiliza informações das movimentações processuais no âmbito do TJPB. O serviço é feito presencialmente ou pelo telefone (083 3261-1581), das 12h às 19h.
Gabriella Guedes

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711