Telejudiciário chega aos 12 anos contabilizando 1,7 milhão de atendimentos apenas nos oito primeiros meses de 2008
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por Evandro da Nóbrega,
coordenador de Comunicação
Social do Judiciário paraibano
Com uma já consolidada prestação de serviços à comunidade, o Telejudiciário do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba comemora neste sábado, 27 de setembro, seus primeiros 12 anos de atividades.
Para se ter uma idéia da importância do trabalho desenvolvido por esta área do Poder Judiciário estadual, basta atentar para o elevado número de interessados que procuram seus procedimentos: nos primeiros oito meses do corrente ano, o Telejudiciário (ou, como é carinhosamente chamado, o ‘Tele’) realizou nada menos que 1 milhão e 700 mil atendimentos.
AUTOMAÇÃO NA JUSTIÇA
Outra coisa que nem todos sabem: do banco de dados informatizado do Telejudiciário consta o cadastro eletrônico de todos os processos judiciais em tramitação na Justiça estadual.
Assim, a atuação do Telejudiciário se insere num processo de automação das atividades administrativas e judiciárias no âmbito da Justiça paraibana — uma das principais metas da gestão presidida, no Tribunal de Justiça, pelo desembargador Antônio de Pádua Lima Montenegro (Mesa Diretora para o Biênio 2007-2009).
PROJETO VITORIOSO
“O Telejudiciário é um projeto vitorioso”, destaca relatório elaborado pela equipe do sistema, com base em pesquisas feitas junto aos usuários e nos números de atendimento, assim como na evolução dos serviços desde a fundação do ‘Tele’.
— A excelência na qualidade da atuação do Telejudiciário pode ser notada em diversos âmbitos do cenário jurisdicional — acrescenta o documento, cuja elaboração foi supervisionada pela coordenadora do órgão, a Dra. Danielle Belmont. Ela faz questão de destacar a unidade e colaboração de toda a equipe do Telejudiciário, assim como a articulação desta unidade do TJ-PB com os demais órgãos que constituem o Poder Judiciário no Estado.
OS NÚMEROS NÃO MENTEM
Estatísticas obtidas pelo jornalista Gilberto Lopes junto ao Telejudiciário, para a Coordenadoria de Comunicação Social do Judiciário paraibano, revelam que somente João Pessoa deteve, no período de janeiro a agosto do corrente ano de 2008, mais de meio milhão de atendimentos.
O sistema de telefonia e os balcões do Tribunal de Justiça; dos Fóruns Cível, Criminal e de Mangabeira; da Casa da Cidadania; do 4º Juizado Especial e do Fórum do Geisel somaram 623 mil 530 consultas.
A MAIOR DEMANDA
A maior procura foi verificada no balcão de atendimento do Fórum Cível, que contabilizou 341 mil 281 consultas, nesses oito meses, seguido do sistema de telefonia, com 75 mil 315 atendimentos.
Já o balcão do Fórum Criminal da Capital aparece em terceiro lugar nas estatísticas, com 79 mil 507 procedimentos. Depois vem o do Tribunal de Justiça, com 61 mil 114.
<?xml:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" /?>EM CAMPINA GRANDE
A Comarca de Campina Grande é responsável pela segunda maior demanda de serviços prestados à população, com 473 mil 885 consultas, também no período de janeiro a agosto deste ano.
Surgem depois as comarcas de Cabedelo, Santa Rita, Pombal, Sousa, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Guarabira, Itaporanga, Patos e Bayeux, onde estão instaladas unidades do Telejudiciário.
FORNECENDO CERTIDÕES
As certidões de processos cíveis, criminais e de auditoria militar também podem ser requeridas ao Telejudiciário, por qualquer pessoa, física ou jurídica.
Quatro Comarcas – João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa – têm competência para o fornecimento de certidões com caráter estadual, que, na maioria dos casos, podem ser obtidas de imediato.
Nesse sentido, também é grande a procura. Dados estatísticos do Telejudiciário mostram que, de janeiro a agosto de 2008, foram fornecidas 56 mil 767 certidões.
Mais uma vez, a Comarca de João Pessoa deteve o maior número, também nesse item: 38 mil 766. Campina Grande somou 12 mil 449 certidões emitidas, enquanto Patos e Sousa expediram, juntas, 5 mil 552 documentos.
APOIO ÀS ELEIÇÕES
Mediante convênio firmado entre o Tribunal de Justiça da Paraíba e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o Telejudiciário irá disponibilizar aos eleitores informações sobre os locais de votação.
Para isso, manterá plantão, por intermédio do telefone 3216-1581, desde este dia 26 de setembro até a data da eleição.
PORTA DE ENTRADA
É com base nos números citados que a equipe do Telejudiciário atesta a eficiência dos serviços prestados pelo órgão do TJ-PB.
— O Telejudiciário tornou-se efetivamente a porta de entrada do Judiciário paraibano para o cidadão, contribuindo desta forma para ampliar o acesso à Justiça e para uma prestação jurisdicional mais célere e universalizada — destaca a coordenadora do Telejudiciário, Dra. Danielle Belmont.