Terceira etapa do Sesquicentenário de Epitácio será realizada no TCE no dia 6 de agosto
A terceira etapa das comemorações alusivas ao Sesquicentenário de Epitácio Pessoa, promovida pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, será realizada no próximo dia 6 de agosto, a partir das 16h, no Centro Cultural Ariano Suassuna, no Tribunal de Contas do Estado. O evento contará com a presença do ministro Francisco Rezeck, que virá à Paraíba explanar sobre “Epitácio Pessoa – O diplomata e jurista da Corte Internacional de Haia”.
Guardião dos restos mortais do ex-presidente Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa, o Tribunal de Justiça da Paraíba, por iniciativa do atual presidente, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, denominou de “Epitácio Pessoa” o Ano Judiciário de 2015 – ano do sesquicentenário de nascimento do homenageado. Mais do que isso, o Tribunal decidiu promover cinco grandes eventos para comemorar em alto estilo os 150 anos de nascimento do ex-presidente.
A primeira etapa ocorreu no dia 28 de maio, com uma visita ao Museu e Cripta de Epitácio Pessoa, localizada no Palácio da Justiça, seguida de uma palestra do historiador Humberto de Mello, que discorreu sobre o tema “Epitácio Pessoa – o Estadista. Esse primeiro evento contou ainda com a exibição de um vídeo sobre Epitácio e, ainda, com a apresentação do poeta e repentista Oliveira de Panelas.
O segundo evento transcorreu no dia 17 de julho, com uma visita da Comissão de Notáveis a Umbuzeiro, terra natal do ex-presidente. O terceiro evento ocorrerá no dia 6 de agosto, desta vez no anfiteatro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, com uma conferência do ministro Francisco Rezek.
A quarta solenidade será no dia 6 de novembro, com a presença do Ministro Herman Benjamin, que discorrerá sobre o tema “Epitácio Pessoa, o jurista e ministro do Supremo Tribunal Federal”. A palestra será às 10h, no Pleno do Tribunal de Justiça.
Um concerto com Orquestra Sinfônica da Paraíba será realizado para fechar as homenagens ao ex-presidente Epitácio Pessoa, bem como encerrar o Ano Judiciário de 2015. Este será o quinto e último evento, previsto para 17 de dezembro, véspera do recesso forense. O concerto ocorrerá no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, às 19 horas.
Por Gecom-TJPB



