Conteúdo Principal
Publicado em: 04/07/2008 - 12h00 Tags: Geral, Legado

TJ-PB, AEMP, ANOREG, ARPEN e Prefeitura de Caiçara realizam em parceria mais 67 casamentos comunitários

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /?>

 


por Evandro da Nóbrega,
coordenador de Comunicação Social
do Judiciário paraibano


 


 


O Tribunal de Justiça do Estado deu todo o apoio necessário à AEMP (Associação das Esposas de Magistrados e das Magistradas da Paraíba), à ANOREG (Associação dos Notários e Registradores do Estado da Paraíba) e à ARPEN (Associação dos Registradores das Pessoas Naturais do Estado da Paraíba), que, juntamente com a Prefeitura Municipal de Caiçara, realizaram na tarde desta sexta-feira, 4 de julho, nada menos que 67 casamentos, numa cerimônia comunitária.

Essa solenidade coletiva para legalizar a união dos 134 noivos ocorreu no Ginásio Poliesportivo “O Luizão”.


 


MAIS DE 450 CASAMENTOS


A presidente da AEMP e grande incentivadora do Projeto “Casamentos Comunitários”, a médica Maria do Socorro Brasileiro Lima Montenegro, esposa do desembargador Antônio de Pádua Lima Montenegro, presidente do TJ-PB, aproveitou para informar ao público que já foram realizados 460 casamentos, em seis comarcas do Estado e em dois termos judiciários: Araçagi, Guarabira, Campina Grande, Sousa, João Pessoa (duas versões), Caiçara, Logradouro e Serra da Raiz.

— Estes acontecimentos, vale dizer, os casamentos comunitários, têm muita importância para a AEMP. E nosso objetivo maior é ver todos vocês felizes — disse, entre outras coisas, a presidente da entidade, dirigindo-se aos nubentes de Caiçara, aos quais aconselhou “muito espírito de compreensão não só dos casais, mas entre pais e filhos; e, também, como de fundamental valor, “a presença de Deus no matrimônio, sendo estes três os principais segredos de uma união bem sucedida”.


 


PARCERIA DURADOURA


O presidente da ANOREG, Dr. Germano Toscano, afirmou ser muito relevante a parceria firmada entre a entidade que dirige e a AEMP. “Trata-se de autêntico compromisso que todos nós assumimos com a responsabilidade social e com a cidadania. Portanto, temos todo o interesse em que esta parceria permaneça”, expressou o Dr. Germano, acrescentando aos noivos que eles estavam dando importante passo para a devida regularização de seu estado civil.

A Prefeitura de Caiçara confirma que o casamento comunitário foi muito importante para toda a comunidade e que a regularização da situação dos casais somente foi possível graças à parceria da Municipalidade com a AEMP, a ANOREG e a ARPEN.


        


PROMOTORA, UMA DAS NOIVAS


Entre os noivos presentes, estava a promotora de Justiça da Capital do Estado, Valdete Costa Silva, que se referiu ao incentivo dado aos nubentes em potencial por esse Programa “Casamentos Comunitários”.

— É um programa com um casamento que consegue da corpo a uma idéia das mais elogiáveis: reunir todas as classes sociais — comentou a promotora — Aproveitei a oportunidade para também me casar, lado a lado com meus conterrâneos. É sem dúvida uma solenidade simples, mas em grande estilo.


 


TAMBÉM CASOU AS FILHAS


Um casal em particular chamou a atenção: aquele formado por “seu” Manoel Braz da Costa e por Dona Severina de Fátima Soares. Eles não só se casaram, como também casaram na mesma ocasião suas três filhas: Lucineide, Lucilene e Letícia.

— Soubemos, para nossa felicidade, que iria ser realizado um casamento comunitário em nossa cidade. Aí fizemos a inscrição e deu tudo certo. Não houve nenhuma dificuldade — afirmou “seu” Manoel.


 


DIREITOS & DEVERES


O casamento foi oficialmente realizado pela juíza da Comarca de Caiçara, Dra. Andréa Caminha da Silva, e teve as bênçãos do Padre Germano Alves.

Esta magistrada falou dos direitos e deveres do matrimônio e acrescentou ser este muito importante para a sociedade, pois constitui o início de uma família.


 


UMA LEMBRANÇA E UM BOLO


Conforme narra a jornalista Cristiane Rodrigues, que cobriu a solenidade para a Coordenadoria de Comunicação Social do Judiciário paraibano, cada casal, após o “sim” coletivo e a troca de alianças, recebeu uma lembrança da AEMP e um bolo comemorativo de seu casamento. A Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Caiçara responsabilizou-se pela ornamentação do Ginásio e pela confecção dos bolos.

A aempiana Nena de Sousa, que vem se fazendo presente a quase todos os casamentos já realizados pela AEMP, afirmou que o evento foi bastante organizado e disse estar contente também por comemorar seu próprio aniversário natalício ao lado de pessoas felizes.

“Gosto de participar de tais eventos e de ver a concretização do trabalho realizado pela AEMP, entidade da qual participo ativamente”, disse a Dra. Nena de Sousa.

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611