Conteúdo Principal
Publicado em: 25/04/2008 - 12h00 Tags: Geral, Legado

TJ-PB presente ao lançamento de livros do ministro Gomes de Barros, presidente do STJ, e do advogado Marcos Pires


<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /?>

 


por Evandro da Nóbrega,


coordenador de Comunicação Social do Judiciário paraibano


 


 


Duas obras ¿ uma literária, outra jurídica ¿ foram lançadas na noite desta sexta-feira, 25 de abril, em cerimônia realizada na Fundação Casa de José Américo (FCJA), na praia do Cabo Branco. A primeira dessas obras intitula-se Electro Sanitas e é de autoria do ministro Humberto Gomes de Barros, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e alagoano que acaba de receber a Cidadania Paraibana; a segunda, escrita pelo causídico pessoense Marcos Pires, chama-se justamente Advogando - O livrinho de Marcos Pires [e não Advogado, o livrinho, ao contrário do anteriormente divulgado].


 


A mesa dos trabalhos, no auditório da FCJA, durante a solenidade de lançamento, estava composta pelo governador Cássio Cunha Lima; pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Antônio de Pádua Lima Montenegro; pela juíza-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª. Região, Dra. Ana Clara Nóbrega; pelo presidente da Academia Paraibana de Letras, Dr. Juarez Farias; pelo poeta Ronaldo Cunha Lima; e pelos autores dos dois livros.


 


OUTRAS PRESENÇAS


Outros presentes à cerimônia eram, entre outros, o desembargador Joás de Brito Pereira Filho; o presidente da OAB-PB, advogado José Mário Porto Júnior; o ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado, Dr. Luiz Nunes; a esposa do ministro Humberto Gomes de Barros, Sra. Ivette Gomes de Barros; a presidente da AEMP (Associação das Esposas de Magistrados e das Magistradas da Paraíba), Dra. Maria do Socorro Brasileiro Lima Montenegro; a noiva do Dr. Marcos Pires, Leca Bezerra; além de vários juízes estaduais e federais, além de advogados e altos servidores do Judiciário.


 


Segundo o relato da repórter Gabriella Guedes ¿ que cobriu o lançamento para a Coordenadoria de Comunicação Social do Judiciário paraibano ¿, a solenidade iniciou-se com as boas-vindas ao público pelo presidente da Fundação Casa de José Américo, Dr. Flávio Sátiro Fernandes Filho. Ele apresentou breve perfil dos dois escritores, o ministro-presidente do STJ e o advogado Marcos Pires. Estes foram também saudados, em versos, pelo repentista Oliveira de Panelas.


 


UMA OBRA DE FICÇÃO


Quando lhe tocou a vez de falar, o ministro Humberto Gomes de Barros, presidente do Superior Tribunal de Justiça (que, pela manhã, recebera o título de Cidadão Paraibano na Assembléia Legislativa do Estado), explicou que seu livro Electro Sanitas é obra de ficção baseada em personagem alagoano autor de vários inventos.


 


De fato, o livro relata, em pinceladas tragicômicas, a vida e obra de "um gênio que o Brasil e o Mundo perderam quase sem conhecer": o personagem Edson, nascido no interior de Alagoas e uma espécie de mistura fantástica de Leonardo da Vinci com o professor Pardal das histórias em quadrinhos de Walt Disney. A obra foi publicada pela Editora Atheneu.


 


ADVOGANDO, O LIVRINHO


Outros livros do ministro Gomes de Barros, na vertente literária, são Usina Santa Amália e As pernas da cobra. E o ministro-presidente do STJ também apresentou a obra Advogando, o livrinho de Marcos Pires, elogiando-lhe o conteúdo e fazendo questão de parabenizar também a mãe do autor, Sra. Creusa Pires, que também se fazia presente ao ato.


 


Esta obra do Dr. Marcos Pires apresenta lições, no campo jurídico, de quem está há 30 anos na advocacia.

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611