Conteúdo Principal
Publicado em: 16/04/2013 - 14h45 Atualizado em: 16/04/2013 - 15h41

TJPB aprova voto de pesar pela morte do ex-governador Dorgival Terceiro Neto

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba aprovou, por unanimidade, na manhã desta terça-feira (16) voto de 'profundo pesar' pelo falecimento do ex-governador do Estado, Dorgival Terceiro Neto. Ele tinha 80 anos de idade e foi vítima de um acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI), seguido de insuficiência respiratória aguda, no último dia 13, em João Pessoa.

A moção foi apresentada pelo presidente do órgão julgador, desembargador José Aurélio da Cruz. O magistrado ressaltou, ao apresentar a propositura, o caráter, a honestidade e a trajetória do advogado, escritor, ex-prefeito da Capital e ex-governador da Paraíba na vida pública do Estado. “Dorgival Terceiro Neto marcou história na Paraíba, com sua integridade e conduta”, afirmou.

O desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, além dos juízes convocados Ricardo Vital de Almeida e Wolfram da Cunha Ramos, e do promotor convocado Paulo Lavor, se incorporaram ao voto de pesar.

Trajetória de vida - Filho de Melquíades Vilar e Eliza Vilar, Dorgival Terceiro Neto começou seus estudos no Ginásio Diocesano, na cidade de Patos. No ano de 1950, seguiu para o município de João Pessoa, onde concluiu o ensino médio no Liceu Paraibano. Prestou vestibular para o curso de Direito, pela Faculdade de Direito da Paraíba.

Iniciou a vida profissional no Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e, posteriormente, exerceu atividades no Tribunal de Justiça da Paraíba. Também foi procurador da Paraíba e, por fim, professor de Direito Civil e de Direito Agrário da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Sua carreira na política paraibana tem início no ano de 1971, quando foi nomeado prefeito da cidade de João Pessoa, pelo então governador Ernani Sátyro. Em 1974, terminando seu mandato de chefe do poder executivo municipal, é eleito indiretamente vice-governador juntamente com o governador Ivan Bichara, assumindo o cargo de governador no período de 14 de agosto de 1978 a 15 de março de 1979, passando o cargo para Tarcísio Burity.

Após deixar o governo, passou a trabalhar no jornal A União e tornou-se membro da Academia Paraibana de Letras.

Gecom – Marcus Vinícius Leite

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611