TJPB avança no serviço prestado ao público com instalação de terminais de autoatendimento
Instalados em todo o estado da Paraíba, os terminais de autoatendimento em unidades judiciárias buscam facilitar as solicitações de certidões cíveis e criminais pela comunidade que não tem acesso à internet em casa. Nos terminais, o usuário consulta todos os processos em andamento ou que já foram finalizados.
Cidades como Santa Rita, Bayeux, Campina Grande, Patos, Pombal e Souza já estão com os terminais em funcionamento. A intenção é facilitar a busca por informações processuais por parte do cidadão e agilizar o atendimento, liberando os profissionais que, a princípio, ficariam com o trabalho em questão para atender um setor mais procurado, o Telejudiciário.
Setor do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) responsável pela emissão de certidões, o Telejudiciário tem recebido muitas solicitações do jurisdicionado, que procura o serviço para variadas comprovações jurídicas. Diariamente são expedidas cerca de 600 certidões, apenas na comarca de João Pessoa. O atendimento prioriza os casos urgentes com comprovação.
São nove profissionais na Capital responsáveis pela emissão das certidões, que ficam encarregados de atender as necessidades do público. A solicitação pode ser feita online, pelo site www.tjpb.jus.br ; por telefone, nos números 3216-1553/ 3216-1554/ 3216-1555 e 3621-1581; e pessoalmente, nos guichês do setor do Telejudiciário, no horário de funcionamento: das 8h às 19h.
O Telejudiciário funciona no prédio anexo do Tribunal de Justiça da Paraíba.
Gecom – com Marayane Ribeiro (estagiária)




