TJPB: ‘Conhecendo o Judiciário’ encerra 2024 com visitas de mais de 200 alunos
Com o objetivo de aproximar a Justiça da sociedade, o Projeto Conhecendo o Judiciário já possibilitou, ao longo dos seus mais de dez anos de existência, que cidadãos, a maioria estudantes universitários, conhecessem o funcionamento e as dependências do Tribunal de Justiça da Paraíba. Nesta segunda-feira (04), uma turma formada por 37 alunos do Curso de Direito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus de Guarabira, esteve visitando a sede administrativa do Poder Judiciário estadual.
Esta visita encerrou as atividades de 2024, que registrou, durante o ano, sete visitas de instituições de ensino superior e a participação de 218 estudantes. O coordenador do projeto, desembargador Leandro dos Santos, que teceu explicações e esclareceu dúvidas dos participantes, comentou que em sua explanação procura dar enfoque à questão da respeitabilidade e da credibilidade do judiciário junto aos cidadãos.
“O judiciário faz parte desta estrutura que representa a democracia, o estado democrático de direito, a cidadania. Eu fiz até a pergunta: você acredita no judiciário? exatamente pra ter esse feedback, e, a partir daí falar sobre a importância da Justiça. Eu fico muito feliz, quando a gente sente que essa mensagem chegou ao destinatário e que ele compreendeu”, salientou o desembargador Leandro dos Santos.
Os estudantes estavam acompanhados da professora da disciplina de Processo Penal, Thaynara Goulart e da professora da disciplina de Direito Processual Civil, Crizeuda Farias, que destacou a relevância do projeto por permitir a acessibilidade dos alunos à Justiça, sendo este uma das temáticas ministradas por ela, parabenizando a iniciativa.
“Eu procuro trabalhar essa questão da acessibilidade, de conhecer os prédios públicos, de como o Poder Judiciário funciona. Sempre nutri essa vontade de trazê-los para conhecer esse ambiente e fiquei muito feliz, inclusive, com a maneira como eles gostaram da ideia, de virem aqui, ver como é que se processa toda essa questão dos julgamentos, dos recursos, e constatar que o TJPB está perto da gente, não é um órgão inacessível”, enfatizou a professora Crizeuda.
Para a estudante Ester Nóbrega, do 9º período, a visita foi significativa, pois aliou a teoria à prática, além de ser uma experiência essencial para os estudantes de Direito.
“É uma oportunidade indescritível, estarmos aqui hoje conhecendo o Tribunal de Justiça, inclusive gostaria de agradecer ao desembargador Leandro dos Santos por esse contato conosco, extremamente produtivo. Ele falou da importância da humanização do Poder Judiciário e nós como estudantes de direito devemos tomar isso como exemplo para o nosso futuro profissional. Esse dia vai ficar marcado na nossa história”, exaltou a estudante.
Além do Pleno da Corte de Justiça, os alunos e alunas conheceram o Salão Nobre, o Museu e a Cripta de Epitácio Pessoa.
Por Lila Santos