TJPB contrata curso de customização de Ambiente Virtual de Aprendizagem
A Resolução CNJ nº 192, de 08 de maio de 2014, que institui a Política Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Servidores do Poder Judiciário, determina, em seu art. 9º, que as unidades de formação priorizarão, sempre que possível, a educação a distância, observada a especificidade da ação formativa.
Nesse sentido, torna-se imprescindível a capacitação das equipes que atuam nas áreas de formação do TJPB (GECAP, ESMA) assim como servidores da área de TIC, haja vista a necessidade de melhor conhecimento dos recursos e funcionalidades que poderão ser utilizados no AVA para desenvolvimento dos cursos na modalidade a distância. Isso possibilitará a identificação das técnicas necessárias para instalação, customização, administração, fundamento e upgrades do software Moodle.
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Marcos Cavalcanti, informou que Inúmeros serão os benefícios existentes no desenvolvimento de cursos a distância, mas três são mais preponderantes: baixo custo operacional para capacitar, longo alcance das ações formativas e possibilidade de produção dos cursos pelos próprios servidores e magistrados, valorizando assim a “prata da casa”.
“Com esse contrato, o Tribunal de Justiça da Paraíba adquire o que há de mais moderno em matéria de estrutura de ambiente virtual, com os mais avançados aparatos técnicos, como forma de melhor capacitar os nossos magistrados e servidores através de cursos a distância”, declarou o presidente Cavalcanti.
O presidente acrescentou que o baixo custo operacional do curso vai ao encontro do esforço da atual gestão do Poder Judiciário estadual que, ante a crise econômica que atravessa o país, procura alternativas para economizar. Ele ressaltou que, atualmente, a maioria dos cursos de alto nível de capacitação ocorre em outras cidades, principalmente em Brasília, o que requer gasto com diárias para o deslocamento dos servidores.
“O curso vai nos proporcionar a médio e longo prazos uma economia enorme, vez que, com raríssimas exceções, não vamos mais precisar enviar nossos servidores para outros estados. Os cursos de capacitação serão aplicados aqui, no Tribunal, no modo EAD”, arrematou.
Mestre - O curso será ministrado pelo professor e mestre Robson Santos da Silva, um dos maiores especialistas do país em Educação a Distância, e será desenvolvido no período de 28/09 a 02/10/2015, no laboratório de informática da Diretoria de Tecnologia da Informação do TJPB.
Por Gecom-TJPB




